quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Manifestações paralisam Maputo




Escrito por Redaccao Quarta, 01 Setembro 2010 21:11

Homem armado faz tiro ao alvo a manifestantes

Vejam o homem no primeiro andar da sede do Partido Frelimo, na avenida de Angola, tentando acertar a tiro os manifestantes que atiram pedras.

Veja o vídeo aqui


Serão que este homem estava a disparar balas de borracha?



As cidades de Maputo e Matola estão a ser alvos de distúrbios em diversos pontos, especialmente nos bairros suburbanos, onde vivem as camadas mais desfavorecidas.

Os manifestantes montam barricadas nas estradas, lançam pedras contra a polícia e viaturas e queimam pneus.

http://www.opais.co.mz/

A Estrada Nacional Número 1 – EN1-, a principal do país, está bloqueada em vários pontos. A circulação na EN4, que liga a cidade capital à África do Sul e Suazilândia, é restrita.

A cidade de Maputo está sem transportes públicos, quase só os hospitais estão em serviço.

A Polícia da República de Moçambique – PRM - colocou estrategicamente, em lugares com alta concentração populacional, brigadas policiais altamente equipadas.

No confronto com as forças de segurança algumas pessoas ficaram feridas, entre manifestantes e inocentes. Nalgumas situações, a PRM usou gás lacrimogéneo para acalmar a tensão.

Hoje, entraram em vigor em todo o país novos preços da água e da luz e o pão vai também aumentar em breve. Estes reajustamentos seguem o aumento do preço dos combustíveis, material de construção e produtos alimentares básicos.

Na terça feira, circulou em Maputo, por e-mail e por telefone, uma mensagem a apelar para uma greve.


Duas crianças mortas nas manifestações, voos cancelados, armazéns saqueados
Quarta, 01 Setembro 2010 11:24 Redacção

Duas crianças foram alvejadas mortalmente pela Polícia da República de Moçambique – PRM, na sequência das manifestações populares que estão a acontecer nas cidades de Maputo e Matola.

Há relatos de outras mortes nos vários pontos das duas cidades, onde os distúrbios tendem a atingir contornos incontroláveis.

Na paragem de transporte conhecida por Hulene Expresso, na cidade de Maputo, um autocarro dos Transportes Públicos de Maputo – TPM – foi incendiado, sendo que noutras zonas da cidade várias viaturas estão também a ser vandalizadas.

O sociólogo Carlos Serra descreve no seu blog que a “situação está tensa no prolongamento da Avenida Julius Nyerere, a cerca de 100 metros da Praça da OMM, uma pessoa baleada, a polícia em dificuldades, pedras são arremessadas por todos os lados”.

A Escola Portuguesa, onde estudam maioritariamente estrangeiros, em particular cidadãos de nacionalidade portuguesa, está cercada pelas forças de segurança.

Também a Escola Secundária Armando Guebuza, na cidade de Maputo, foi sabotada pelos manifestantes, que também saqueam os armazéns, roubando produtos alimentares.

Os voos de Maputo para os vários pontos do país e do mundo foram cancelados, porque a tripulação não conseguiu chegar ao aeroporto. Os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional de Maputo ficam bloqueados.


Frelimo reúne-se, Pacheco chama de “bandidos” os manifestantes e diz que situação está controlada
Quarta, 01 Setembro 2010 14:10 Redacção

O ministro do Interior, José Pacheco, disse que a manifestação popular nas cidades de Maputo e Matola “está sob controlo” da Polícia da República de Moçambique – PRM – e que os distúrbios estão a ser provocados por “bandidos”.

José Pacheco garantiu, há pouco, na Televisão de Moçambique – TVM -, que a polícia “está agora a controlar os focos de violência” e que não será “admitida a manifestação”.

“Esta relativa ordem deve-se ao posicionamento estratégico da polícia. Há baixas humanas, mas ainda é prematuro lançar dados”, disse.

O Governante explicou que durante o confronto com os manifestantes, a polícia tem apelado à ordem, mas, quando se justifica, acciona o gás lacrimogéneo e balas de borracha.

Essas balas, segundo Pacheco, podem matar em situações em que os alvos se encontram próximas do atirrador.

Até aqui, há relatos de três mortes, incluindo duas crianças, que foram atingidas por balas da polícia. Um número importante de pessoas continua a afluir às unidades sanitárias em busca de socorro.

Pacheco sublinhou que as manifestações estão a ser protagonizadas por pessoas “instrumentalizadas”, e que maior parte da população não é a favor dos tumultos.

A Frelimo, partido no poder, reuniu-se de emergência para encontrar uma saída face ao caos. Edson Macuácua, porta-voz do partido, disse que a Frelimo repudia as manifestações e pede calma.


Caos em Maputo
Quarta, 01 Setembro 2010 12:36 Redacção

A cidade de Maputo está numa situação comparada a de guerra: tiros, incêndio, feridos e mortos, isolamento e pilhagem. É o caos.
Os estabelecimentos comerciais continuam a ser saqueados e os manifestantes nem poupam as farmácias. Uma agência do Millennium bim, na avenida do Trabalho, foi vandalizada, tendo a ATM sido atingido por pedras.

Pessoas afluem à Ponte Cais para tentarem chegar à Matola de barco, dado que as estradas estão interrompidas e os chapas não circulam.

O banco BCI encerrou os seus serviços na baixa, afixando no exterior do edifício um cartaz com os seguintes dizeres: "Por motivo da greve estamos encerrados", segundo escreve Carlos Serra no seu blog.

Vários feridos não páram de dar entrada nas unidades sanitárias e há relatos de bombas de combustível a arder.

As autoridades governamentais ainda não reagiram para travar a violência que sacode as cidades de Maputo e Matola.

Refira-se que duas crianças foram alvejadas mortalmente pela Polícia da República de Moçambique – PRM.


Seis autocarros dos TPM vandalizados
Quarta, 01 Setembro 2010 17:29 Redacção

Seis dos 189 autocarros dos Transportes Públicos de Maputo – TPM – foram vandalizados por manifestantes, na cidade e província de Maputo, que reivendicam o aumento de preço de quase todos os produtos e bens básicos.

De acordo com o porta-voz da empresa, Boaventura Lipanga, os TPM arrecadam receitas diárias na ordem de 450 mil meticais/dia, valor que deverá cair no exercício do dia de hoje.


Distúrbios na cidade da Beira
Quarta, 01 Setembro 2010 17:44 Redacção

Um grupo de alunos da Escola Secundária Mateus Sansão Mutemba, na cidade Beira, a segunda mais importante do país, província de Sofala, bloquearam a avenida Armando Tivane, em frente ao estabelecimento do ensino, incendiando pneus, cartolinas e colocando pedaços de madeira na estrada.

A nossa equipa de Reportagem, baseada naquele ponto do país, visitou o local, onde os alunos lançavam gritos, reclamando o elevado custo de vida. E diziam: “O povo unido jamais será vencido”.

Um forte contigente policial respondeu aos distúrbios e repôs a ordem e tranqulidade públicas.

Na urbe dirigida por Daviz Simango, estão a circular boatos dando conta de uma marcha em direcção ao coração da cidade, o que levou a que alguns estabelecimentos comerciais e de ensino encerrassem as actvidades.


142 Detidos e 32 estabelecimentos vandalizados
Quarta, 01 Setembro 2010 18:28 Redacção

142 cidadãos foram detidos pelas forças de segurança devido ao seu envolvimento nas manifestações que estão a ter lugar desde a manhã de hoje na cidade de Maputo e Matola.

De acordo com o balanço da Polícia da República de Moçambique – PRM -, quatro pessoas perderam a vida, 27 encontram-se feridas, dos quais dois membros da corporação, na sequência dos distúbios que estão a colocar a polícia e as populações frente-à-frente.

Em conferência de imprensa, o porta-voz da PRM, Pedro Cossa, acrescentou que duas viaturas foram queimadas, sendo uma da Electricidade de Moçambique – EDM - e uma particular, um posto de abastecimento de combustíveil foi queimado e quatro postos de energia foram derrubados na Estrada Nacional Número 4.

A estes danos acrescenta-se o saque de três vagões carregados de milho na zona da Matola Gare, 32 estabelecimentos vandalizados, 3 machimbombos dos Transportes Públicos de Maputo queimados e outras três outras viaturas vandalizadas.


Chefe de Estado lamenta mortes e pede calma e serenidade
Quarta, 01 Setembro 2010 19:48 Redacção

O presidente da República, Armando Guebuza, reagiu, por volta das 18:00h, à situação de distúrbios nas cidades de Maputo e Matola, apelando à calma e à serenidade aos moçambicanos.

Armando Guebuza disse não tratar-se de manifestações, mas de uma agitação social que só contribui para o atraso do desenvolvimento do país.

O presidente destacou que o Governo tem estado a trabalhar para aliviar as populações da pobreza, destacando, no entanto, que as medidas “ainda são poucas para as necessidades do povo”.

O Chefe de Estado prometeu restabelecer a ordem e tranquilidade públicas e disse que a solução dos problemas da nação está no “aumento da produção e produtividade”.

“A destruição de bens atenta contra aquilo que leva a pobreza, que é o nosso principal desafio”, alertou Armando Guebuza, lamentando pelas vítimas mortais causadas pelos distúrbios.


Manifestações comprometem FACIM
Quarta, 01 Setembro 2010 20:16 Redacção

A Feira Internacional de Maputo – FACIM -, que arrancou esta semana e se prevê venha a acomodar um número recorde de expositores, praticamente não abriu as portas hoje, devido a agitação social.

Apenas o pavilhão do Brasil iniciou as actvidades, mas quase ninguém o visitou. As entradas e saídas da cidade capital, onde decorre o evento, estavam cortadas e o receio se apossou das pessoas.

Segundo Laurinda Uele, assessora de direcçãao para as Relações Internacionais do IPEX, os acontecimentos desta quarta-feira terão implicações negativas nas receitas do evento, que ainda tem quatro dias “cheios” pela frente.

Participam na 46 edição da FACIM 500 os expositores nacionais e conta-se ainda com 14 países, contra os oito referentes ao ano passado.




Sem comentários: