quarta-feira, 14 de março de 2012

FNLA condena agressão contra manifestantes e lança apelo às autoridades


Luanda - DECLARAÇÃO DO SECRETARIADO GERAL - Ao longo dos últimos tempos constata-se o recrudescimento de actos de intolerância e bloqueio ao desenvolvimento de uma evolução democrática e de direito.
Mais incompreensível, é a mescla de autoridade pública e energúmenos aparentemente confundidos no palco das manifestações a soldo de inteligências ao serviço de inconfessáveis objectivos.

A FNLA tem vindo a observar o cúmulo de actos que podem alterar drasticamente a paz, a democracia e o desenvolvimento do País, e apela às Autoridades a reverem a sua actuação para com os cidadãos e de darem cumprimento rigoroso no que tange à liberdade de manifestação e de se conformarem com um Estado de Direito por todos almejado.

Os incidentes do passado dia 10 do corrente, ilustram sem contestação a falta de tolerância, o espírito de diálogo na contenção dos ânimos daqueles que legitimamente os manifestam e tende a expô-los, a fim de sanar as desinteligências ou satisfazer as suas reivindicações.

Os jovens manifestantes não podem ser, de modo algum, percebidos como desordeiros mas sim como autênticos indicadores do descalabro em que o País pode descambar.

Quando o Estado se torna em leviathan, isto é, sem barreiras, rompe o diálogo e mantém-se isolado. Embora assim, nunca é tarde para denunciar e responsabilizar ou punir os intrusos, sob pena da administração pública ser contundida e taxada pela mesma bitola.

Considerando que:

1. Os acontecimentos do dia 10 de Março minam sobremaneira a democracia e estabilidade do nosso País,

2. Os Agentes da Comunicação Social estão ao serviço de toda uma comunidade nacional e que devem exercer a sua actividade com autonomia e isenção, sem qualquer intimidação e as manifestações minadas por elementos a elas estranhos contundem com a liberdade de expressão

3. As autoridades não se devem refugiar ao sistema de passa-culpas ou de ping-pong mas assumindo, com honestidade, as suas reais responsabilidades.

Nós, a FNLA, tendo analisado a situação e considerada crítica, repudiamos todo o acto de repressão premeditado e gratuito, com agressão não dissimulada de individualidades políticas claramente indiciadas, v.g. FILOMENO VIEIRA LOPES, Destacado Dirigente do Bloco Democrático, sequestro e isolamento em parte incerta de manifestantes, actos que consideramos inusitados de um Executivo num estado Democrático e de Direito, merecendo a mais veemente repulsa, pelo que exigimos a libertação imediata de todos os manifestantes detidos e a reparação dos danos sofridos.

GABINETE DO SECRETÁRIO GERAL DA FNLA, em Luanda, aos 12 de Março de 2012.

O SECRETÁRIO GERAL,

BENJAMIM MANUEL DA SILVA

Sem comentários: