sexta-feira, 9 de março de 2012

Presidência das comissões municipais eleitorais entregues de bandeja ao MPLA


Benguela - O secretário provincial do Bloco Democrático Francisco Viena criticou dia 5 de Março do corrente ano em conferência de imprensa a resolução do conselho superior da magistratura judicial (CSMJ) de Fevereiro do corrente ano em que designou os dez presidentes das comissões municipais eleitorais.

Fonte: Club-k.net
Bloco Democrático denuncia
O secretário provincial do Bloco Democrático deplorou a atitude do CSMJ pelo facto do concurso curricular para o provimento dos lugares de Presidentes das comissões provinciais e municipais eleitorais, não terem tido a divulgação ampla e necessária que deveria merecer tendo em conta a sua importância para a transparência do processo eleitoral.

Quantos e quem forma os candidatos inscritos para o referido concurso quem são os que não foram apurados nominalmente são as perguntas levantadas por Francisco Viena que certamente nunca terão resposta do CSMJ.

Os dez presidentes das comissões municipais eleitorais designados pelo CSMJ, já exerceram as mesmas funções no pleito eleitoral de 2008 e tinham sidos indicados na altura pelo Mpla e agora caucionados pelo primeiro secretário do Mpla Armando da Cruz neto, afirmou o secretário provincial do Bloco democrático.

“Meus senhores estamos perante uma situação gravíssima os tribunais deviam ser órgãos que podiam até estabelecer a ponte entre os políticos perseguindo o fim real da justiça. Hoje parece que não vale a pena acreditar mais no TS nos órgãos judiciais que este poder institucionalizou, não vale a pena porque estes órgãos deixaram de ter credibilidade a partir da altura em que passaram a tomar uma postura que não se compadece com o exercício da magistratura judicial” afirmou o político bloquista.

Em Benguela. Várias vozes da sociedade civil e da religião têm manifestado o seu desagrado pela forma silenciosa como decorreu o processo que culminou com a designação dos presidentes das comissões municipais eleitorais de Benguela que na sua opinião vai manchar grandemente a transparência que se requer no actual processo eleitoral.

Os designados presidentes das Comissões municipais eleitorais:

Benguela- Eliseu Januário
Baia farta- José Francisco ferreira
Balombo- António Sachicola
Bocoio- Zacarias Mário Canduba Buengue
Caimbambo-Rodrigues Vanhale
Chongoroy- Pedro Lucunde
Cubal- Pedro Benguela
Ganda- Abel ferreira António de Sousa
Lobito- José Vieira da Costa

Sem comentários: