quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ah! Aqueles tempos, quando tínhamos poder de vida e de morte sobre os nossos súbditos.


Exigimos outra vez o regresso imediato à Idade Média.

«SWAZILÂNDIA. Comité para a Protecção Jornalistas condena ameaças de príncipe swazi

Pretoria (Canalmoz) - O Comité para a Protecção de Jornalistas (CPJ) condenou as ameaças de morte proferidas por um membro da família real swazi contra os jornalistas que criticam o governo. Numa declaração emitida ontem, Mohamed Keita, membro do CPJ, apelou ao governo do Reino da Swazilândia para “de imediato rejeitar as ameaças de morte”.

A semana passada, o Príncipe Mahlaba, membro do Conselho Nacional Swazi, órgão de assessoria do Rei Mswati III, afirmou publicamente que “os jornalistas que continuam a falar mal do país devem morrer”. Mahlaba falava durante uma sessão da “Parceria Inteligente”, convocada pelo governo e que contou com a participação da sociedade civil, incluindo jornalistas.

Durante a sessão, o editor do diário ‘Times of Swaziland’, Mbongeni Mbingo, condenou à atitude do Príncipe Mahlaba, e questionou a razão das ameaças de morte e das tentativas de transformar os jornalistas em bodes expiatórios.
Entretanto, a delegação do MISA (Instituto de Comunicação Social da África Austral) na Swazilândia, também condenou as declarações do príncipe, tendo instado o primeiro-ministro swázi, Sibusiso Dlamini, a repreender o príncipe uma vez que as declarações por ele proferidas instigam a violência contra os jornalistas, para além de contrariarem o espírito da Constituição que encoraja a liberdade de expressão e a existência de uma comunicação social livre.
(Redacção / AFP / MISA) 2010-07-28 07:42:00»

Sem comentários: