quinta-feira, 1 de julho de 2010

Obra clandestina... e legal


Só as obras clandestinas deles são e legais, não se podem demolir porque estão incrustadas, encostadas, saturadas de petróleo e diamantes.

Os que trabalham honestamente e erguem as suas casas-casebres, nos longínquos e proibidos acessos bancários que só favorecem príncipes e princesas, esses casebres são logo demolidos, e a clandestinidade da destruição de Luanda com obras toscas, como é o horrendo exemplo gótico digno de um conto de Edgar Allan Poe, permanecem.

Na foto está a última peça arquitectónica nas traseiras da Pomobel, ao Zé Pirão, de um tal general Led que tarda em ser demolida, porque pinta a prova de que o mais importante é destruir as casas-casebres, e como insistem que Angola ainda é só deles, e Luanda um jardim zoológico…

9 Termidor
«Em 27 de Julho (9 Termidor, de acordo com o calendário revolucionário francês) a Convenção, numa rápida manobra, derrubou Robespierre e seus partidários. Robespierre apelou para que as massas populares saíssem em sua defesa. Mas os que podiam mobilizá-las — como os raivosos — estavam mortos, e os sans-culottes não atenderam ao chamado. Robespierre e os dirigentes jacobinos foram guilhotinados sumariamente. A Comuna de Paris e o partido jacobino deixaram de existir. Era o golpe de 9 Termidor, que marcou a queda da pequena burguesia jacobina e a volta da grande burguesia girondina ao poder. O movimento popular entrou em franca decadência.

A Convenção Termidoriana (1794-1795) foi curta, mas permitiu a reativação do projeto político burguês com a anulação de várias decisões montanhesas, como a Lei do Preço Máximo (congelamento da economia) e o encerramento da supremacia da Junta de Salvação Pública. Foram extintas as prisões arbitrárias e os julgamentos sumários. Todos os clubes políticos foram dissolvidos e os jacobinos passaram a ser perseguidos.

Em 1795, a Convenção elaborou uma nova constituição - a Constituição do Ano III -, suprimindo o sufrágio universal e resgatando o voto censitário para as eleições legislativas, marginalizando, assim, grande parcela da população.»
In Wikipedia

Sem comentários: