quinta-feira, 29 de julho de 2010

O nosso petróleo vai longe, a nossa miséria também


ANGOLA. Sonangol pretende explorar petróleo no Iraque em parceria com Estados Unidos e Indonésia

Pretória (Canalmoz) - As empresas petrolíferas ‘Occidental Petroleum Corporation’, dos Estados Unidos, e a ‘Pertamina’, da Indonésia, estão a negociar com a ‘Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol)’ uma parceria para a exploração dos campos de petróleo de Qaiyarah e Najmah no Iraque.
Falando à margem de uma conferência sobre petróleos realizada na capital iraquiana, José Luís, gestor dos activos da Sonangol no Iraque, disse que no próximo mês haverá uma reunião das partes interessadas tendo em vista a criação de uma possível parceria. José Luís adiantou que a Sonangol apresentará uma proposta de trabalho para a exploração dos dois campos petrolíferos, ao abrigo da qual a empresa angolana pretende extrair 50 mil barris por dia no campo Najmah e 30 mil barris no campo Qaiyarah, até 2013. Os dois campos, com reservas comprovadas de 800 milhões de barris de petróleo, estão situados próximo da cidade de Mosul, 400 quilómetros a norte de Bagdade.

No leilão realizado em 2009, foram atribuídas 11 licenças a empresas estrangeiras que se comprometeram em adicionar até 2017 quase 10 milhões de barris por dia à actual capacidade produtora do Iraque de 2,5 milhões de barris por dia.

(Redacção / macauhub) 2010-07-29 07:54:00

Sem comentários: