segunda-feira, 12 de julho de 2010

O imperialismo chinês na futura colónia de Angola


«Estacionar no «Prédio dos Chineses»
É um verdadeiro Deus nos acuda… Onde foi erguido, havia um parque que beneficiava os moradores da área. Sendo um edifício normal e não um objectivo estratégico, de segurança ou semelhante, os moradores próximos não entendem a razão do impedimento de se estacionar frente a ele

Falar das dificuldades de estacionamento é como bater na mesma tecla. Na luta diária, entre voltas e mais voltas, com um pouco de sorte, lá se encontra o tão desejado espaço para estacionar.

O que é complicado nesta procura, é encontrarmos lugares barrados que não deveriam estar, como por exemplo, espaços «privados», alguns até abusivamente, defronte de empresas ou outros, que, depois de terminado o expediente e até ao seu início no dia seguinte, deveriam estar disponíveis para quem precise estacionar o seu carro, sobretudo morando nas proximidades. Infelizmente, assim não acontece, como no caso do edifício CIF ou «Prédio dos Chineses», como é mais conhecido, na rua do 1.º Congresso.

Tratando-se de um imóvel de escritórios normal, logo não se compreende porque razão os seguranças aí colocados impedem que se estacione na rua frente a esse prédio, a partir do fim do expediente, durante à noite e mesmo aos fins de semana. Colocam cones para fechar o espaço que deveria servir para quem quisesse estacionar. Há alguns dias, os seguranças em serviço, numa atitude musculada e bastante agressiva, quase agrediram um casal que mora do outro lado da rua e que estacionou a sua viatura nesse local. A justificação deles foi que o casal mora do outro lado, portanto, não tem que estacionar ali porque é «privado» e ponto final! Entretanto, o grande paradoxo é que do outro lado há uma igreja indiana que faz cultos todas as noites entre as 18h30 e as 20/21h. Dada a dificuldade para estacionarem na área, muitos dos indianos encontram facilidade de parquear durante esse período no estacionamento interior do prédio CIF. Para o efeito, um dos seguranças em serviço coloca um colete laranja para ser distinguido e, a troco da infalível «gasosa», facilita esse estacionamento aos participantes ao culto.

No local onde foi erguido esse prédio, havia um parque que beneficiava os moradores da área, que perderam essa facilidade. Sendo um edifício normal e não um objectivo estratégico, de segurança ou semelhante, como é o caso da Procuradoria Militar ao lado e Assembleia Nacional mais acima, os moradores próximos não entendem a razão do impedimento de se estacionar frente a esse prédio. Quem quiser desembolsar a quantia que os seguranças em serviço pedirem, até pode com alguma dificuldade em chegar a acordo, estacionar durante o período em que a empresa tem o expediente fechado.

Não deveria ser permitido o impedimento de se estacionar nos espaços em frente às empresas no período em que estão encerradas, durante o fim-de-semana e feriados, como acontece com o prédio acima citado. Facilitaria muito a quem tem carro e… até paga taxa de circulação!»

Imagem: http://afonsoloureiro.net/blog/?p=4633

Sem comentários: