quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DESMAIAR OU NÃO DESMAIAR EIS A QUESTÃO


Um animal de carga trabalha de acordo com a conjuntura da comida que o dono lhe dá.
Dos desmaios pelo mundo, não é só em Angola não, a diferença é que Angola desmaiou de Cabinda ao Cunene, amigo leitor veja a pesquisa que fiz na Internet sobre os outros desmaiados:
Outubro 2010. Para curandeiros, desmaio de alunas é feitiçaria; para governo de Moçambique, histeria coletiva. Desmaios na cidade da Beira. Desmaios na escola Quisse Mavota. Governo da cidade de Maputo comparticipa com cerca de 140 mil meticais nos custos da cerimónia (para afastar os maus espíritos). Defuntos que vagueiam e assombram escolas públicas. Desmaios e manifestações espirituais atacam. Escola Secundária de Mahlampsene, no Município da Matola
Fevereiro 2011. Histeria em massa atinge estudantes na região central do Vietnã. Alunos de uma escola secundária na província central de Phu Yen foram atingidos por ataques inexplicáveis de desmaios durante os últimos dois meses.
Nepal, Fevereiro 2009. Ataques de histeria em massa numa escola nepalesa assusta educadores. Ataques de histeria em massa têm ocorrido nas salas de aula da Escola Secundária Adargar em Karkidanda de Chiti, no distrito de Lamjung há mais de um mês.
Setembro 2008. Meninas desmaiam em massa em escola da Tanzânia. Cerca de 20 garotas desmaiaram durante as provas finais. "Normalmente isso acontece em garotas do ensino médio. É muito comum aqui", afirmou Makungu.
Julho 2010. Ines Gonsalves no Facebook. Tem acontecido o mesmo em São Tomé. As meninas "montam" quer dizer tomam espíritos de antepassados, tem sido uma grande confusão... "Djambis"... nas escolas etc. Curioso! Acho que deviam começar a cruzar estas informações. Desde que ouvi está notícia em Luanda, não paro de pensar que é a mesma coisa
O insigne analista Justino Pinto de Andrade analisa os nossos desmaios do modo que lhe é peculiar: Este (JES) está cada vez mais a ser identificado como o grande entrave ao desenvolvimento político, económico e social do país. A maior parte dos cidadãos angolanos já se deram conta que o país está refém dos interesses pessoais (políticos, económicos e sociais) de JES. Toda a política do país se subordina aos interesses de poder autoritário de JES, seja a política institucional, económica, financeira, comercial, social, cultural, diplomática ou outra.
Ainda há quem acredite nestes desmaios? «A Cidade do Kilamba está preparada para receber os primeiros moradores. O presidente da cidade, Joaquim Israel, em entrevista ao Jornal de Angola, garantiu que não há problemas com energia, água e saneamento, porque foram construídas infra-estruturas dimensionadas para satisfazer todos os habitantes. O acesso aos serviços é feito mediante o pagamento de taxas. A mensalidade do condomínio ainda está por definir mas "não é um valor simbólico".»
E com este caos económico global que se aproxima, nos cai, nos desmaia em cima, não será recomendável prepararmos as nossas tangas, os nossos arcos e as nossas flechas?!
Vamos supor que o glorioso maioritário de há quase quarenta anos não estava no poder, os desmaios existiriam?
Um navio só navega bem, se o seu comandante tiver um bom imediato. Também quando alguém não é preciso, ou claro no seu pensamento, as suas intenções tornam-se suspeitas, dúbias, sem fundamento, manipulador de consciências. Na falta de argumentos, usa a sevícia das palavras. Nele, a perfídia é o pior desastre intelectual.
O meu receio é que num futuro não muito distante, o mwangolé fique confinado numa espécie de jardim zoológico como atracção turística, como um povo que desmaiava.
Uma vitória parece certa, ou incerta?, a cura para estes desmaios nunca será encontrada? Sem pretender ofender ninguém, quando um cão ladra todos ladram. Existe uma síndroma, uma histeria colectiva provocada pelos quase quarenta anos de poder ininterrupto, caracterizado pelo terror constante do ficar com a casa destruída, preso, sem futuro, miséria, fome, enfim, um campo de concentração. Por exemplo, a feitiçaria é intensíssima, faz parte do quotidiano, generalizou-se. As populações andam apavoradas como se vivessem sob um terrorismo de estado permanente, e isso também é um factor de desestabilização que conduz também à histeria colectiva. A corrupção é também outro elemento fundamental da desorientação populacional. Angola está como uma jangada à deriva, desmaiada.
Estamos no faroeste onde o poder é o caubói e nós os índios?
Isto também produz desmaios: é de calibre muito perigoso a banca e a informação estarem em poder de minorias. Porque na informação lavam-nos que sempre existiu miséria, e que já ganhámos as eleições. Na banca, que investimos nas novas centralidades para que as nossas populações tenham direito a casas condignas. Mas depois vendem tudo a preços proibitivos, da especulação imobiliária. Isto é ou não é de desmaiar?
E contudo, ela, a verdade da miséria move-se. Até o simples acto de ser cidadão angolano já é um crime contra a segurança do Estado? Diz-me quem te governa e dir-te-ei porque desmaias. Corrupção + ditadura + miséria + poder eterno, etc = desmaios generalizados. E como a minoria vai votar no partido da maioria, é óbvio que só lhe resta a fraude eleitoral. Então, mesu ma jikuka, isto é, olho vivo, vigilantes.
Do nosso querido Bento Bento, na cidadela desportiva em Luanda com os seus militantes, consegui apanhar na Rádio Nacional o que tento descrever de memória: «O governo construiu pontes, estradas, então porquê o terror nas escolas?» O mais importante é seguir as peugadas das nossas orientações superiores. Significa que a oposição, seja quem for, vai tudo desmaiar na prisão? E também o mais importante é criar um ambiente de intoxicação, como conclusão para enjaularem a oposição, porque o restante povo já há muito que está gradeado. Estarei desmaiado?
Para definitivamente se evitarem os nossos desmaios, é colocarem à nossa disposição os lucros astronómicos do petróleo, não é nenhum favor, para o mwangolé ter direito a casa, saúde, água, energia eléctrica, ventoinha e geleira de borla. São bilhões de dólares que estão em mãos não autóctones. E mais, com os restantes rendimentos que Angola dá, lhes dá, diamante, madeira, mármore, etc, etc, dá muito bem, e ainda sobra para o mwangolé ficar de férias permanentes. Quase quarenta anos no desemprego, não se consegue, é-se incapaz de desenvolver a agricultura. É só projectos de especulação imobiliária para empregar, dar serviço aos chineses. Com a instituição de verdadeiras universidades com dignos professores, o mwangolé aprenderia a sabedoria que estas dezenas de anos passados não lhes deram, pois quem sabe das coisas é perigoso, um inimigo a abater. Pois, pois, chamem-lhe utopia.
Com tanto terror à nossa volta não admira nada a onda desmesurada de desmaios. O governo a trabalhar e nós a… desmaiar. Aos desmaios impõem a proibição da informação, mas da corrupção não.
E se as meninas que desmaiam, a maioria, se encontrarem com a pressão arterial extremamente baixa? Porque é que o Ministério da Saúde não enceta uma campanha nacional para medição da tensão arterial? Têm receio dos resultados, será? Angola foi abençoada por Deus, o petróleo não?
Perante o assédio epidémico que todos conhecemos, exceptuando prender quem emite opiniões diferentes, pelos vistos por aqui é proibido pensar, nasce a especulação que o poder esteja a comandar os desmaios, fica a suspeição da transformação de Angola numa filial da República Popular da China? Como? Instaurando o estado de sítio e eliminando os adversários políticos. É evidente, como antes se anunciava, que isto está condenado ao fracasso.
A UNITA desmaiou da democracia ou a democracia é que desmaiou da UNITA? A UNITA é um partido político, ou um clube desportivo com um mau treinador, e em consequência péssimos jogadores que só acumulam derrotas, será que está em vias de extinção, também atingida pela onda dos desmaios?
Ando de acordo com a actual conjuntura. Vale mais um idiota encapuçado que uma multidão de falsos iletrados e de diplomas duvidosos. E quando é que a caterva dos idiotas corruptos encapuçados mostram o rosto? Decerto no TPI? Os nossos agitadores da propaganda política maioritária estão em campo, nas ruas, e agitam, amedrontam os povos: O continuador do nosso “afundador” já ganhou as eleições. E que, os desmaios nas escolas… estão a fazer isto para desacreditar o nosso governo.
Quando uma mamã me garantiu que a sua filha e as outras meninas desmaiaram na escola porque estavam a ver vultos, fez-me recordar o que até agora ninguém ousou abordar. Angola, e muito particularmente Luanda, está poluída pela feitiçaria. Tudo o que é mwangolé anda na feitiçaria, incluindo muitos doutores. Um governo da feitiçaria e para a feitiçaria?!
A morte é a recordação permanente dos feitos de alguém quando em vida. Decerto esta personagem da vida não será lembrada como Fernando Pessoa disse: que há pessoas que só são lembradas duas vezes por ano. No dia do seu nascimento e no dia da sua morte. Decerto a nossa democracia viverá todos os dias nas nossas memórias. Nela, não existirá nem nascimento nem morte. Ela está viva. A implantação da democracia é um processo difícil, de longa duração? Pelo contrário, a ditadura implanta-se facilmente sem problemas de maior, é o sistema político ideal de governação?
Se o Estado é o nosso Politburo, o que resta do Estado assistencial das populações?
Última hora: Até as bolsas de valores desmaiaram e o dólar sufocaram. Definitivamente o nosso planeta desmaiou.

Sem comentários: