quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Revolta no Namibe.


A panela do vulcão vai-se destapando, até que por fim se liberta das forças desumanas que a oprimem, e então num só poderoso ronco a população de Cabinda ao Cunene revoltar-se-á espontaneamente e a armadilha da fera ditadora será desactivada, libertada. Chineses e outros opressores que parem já com a espoliação de Angola. Os tempos são de mudança.

«Namíbe: População revolta-se contra administrador local
Mais mil e oitocentas pessoas marcharam hoje pelas ruas da cidade do Namíbe, manifestando o seu descontentamento pelo mau trabalho da Administração Municipal de Armando Valente
Por Armando Chicoca | Namibe voanews.com
Mais mil e oitocentas pessoas marcharam hoje pelas ruas da cidade do Namíbe, manifestando o seu descontentamento pelo mau trabalho da Administração Municipal de Armando Valente.
Os maus-tratos à população,suposta arrogância e falta de honestidade na distribuição de terrenos, contam-se entre as principais razões invocadas pelos descontentes que,em jeito de protesto, marcharam um percurso aproximadamente de três quilómetros,com início no mercado do Bairro Cinco de Abril até à sede da Administração Municipal do Namibe.
Já defronte de Administração Municipal do Namíbe,onde permaneceram mais de quatro horas, sob um aparato policial,que impedia a sua progressão às instalações da Administração do Município sede, muitos não se coibiram com a presença das armas e,portanto,falaram o que sentiam na alma.
Augusto Kapica, natural de Quipungo e residente no Namíbe há mais de cinquenta anos,era o mais infeliz do grupo. Depois de ter dito à Voz de América que o povo esperou nove meses no ventre da mãe de cada um, o que pressupõe dizer que o governo deve respeitar também a vida humana, acabou por ser o escolhido do Administrador Municipal Armando Valente para a detenção,causando mau estar no seio daquela população, de si já revoltada com a perspectiva da demolição de suas casas no Bairro Kamatondo.
O povo protestou e o Comandante Provincial do Namíbe da Policia Nacional, o comissário António Kandela, prontamente mandou corrigir o erro da corporação e o cidadão em causa voltou á liberdade.
"Porque é que o senhor administrador mandou prender o mais velho do nosso bairro.Votámos no MPLA e, agora, com estas manias em quem vamos votar? Será que votámos para sofrer?", questionou um dos mais revoltados do grupo,logo depois de ter sido posto em liberdade o mais velho do grupo, que aparenta ter 60 anos de idade, de seu nome Augusto Kapica.
A manifestaçao aconteceu numa altura em que a Governadora do Namíbe, Cândida Celeste da Silva, se encontrava na cidade do Lubango,participando nas exéquias fúnebres do reitor da Universidade Mandume, Ya Nde Mofayo, falecido na semana finda.»
Imagem: Manifestação nas ruas do Namíbe

1 comentário:

Dialecto Reflexões disse...

Quando criamos um animal nunca devemos esquecer a sua natureza.

A vida é um bem precioso e devemos respeitar e queira que um dia os chamados de donos, cheguem a viver o que nós vivemos.

Nós confiamos e acreditamos e troco que recebemos é esse!

Que se cumpra " O MAIS IMPORTANTE É RESOLVER O PROBLEMA DO POVO" palavras sábias, hoje esquecidas pelos gananciosos!

Pode não haver o " havemos de voltar" mas que haja sim UMA ANGOLA INDEPENDENTE...