domingo, 14 de agosto de 2011

UNITA ameaça desencadear manifestação no país se o MPLA aprovar Pacote Legislativo Eleitoral fraudulento


Luanda - Falando aos militantes do Partido, por ocasião da inauguração do Centro Social da LIMA, no dia 13 de Agosto de 2011, em Viana, o Secretário-geral da UNITA, Abílio Kamalata Numa assegurou que o seu Partido não vai tolerar que o MPLA aprove uma lei eleitoral que propicie condições para a realização de eleições fraudulentas como foi em 1992 e 2008.

Fonte: UNITA.ORG
UNITA estará ali desarmada a defender a constituição
Segundo o dirigente político da UNITA o seu Partido “em nenhum momento aceitará a terceira fraude eleitoral, custe o que custar”.

Denunciou que o executivo pretende aprovar, na próxima terça feira o Pacote Legislativo Eleitoral na generalidade, tendo adiantado que “se for conforme está, a próxima semana constitucionalmente a UNITA sairá a rua para reivindicar que os actos de inconstitucionalidade sejam repostos”.

Alertou, no entanto que podem colocar tudo que quiserem, a UNITA estará ali desarmada a defender a constituição, porque o art. 107 da constituição de Angola diz que os órgãos da administração eleitoral têm de ser independentes, e o executivo quer para si a organização e logística eleitoral.

Falando especificamente sobre a LIMA que neste sábado inaugurou o seu segundo Centro Social, Abílio Kamalata Numa recordou que a organização feminina da UNITA foi sempre a sustentação da moral de todos os militantes do Galo Negro nos momentos de dificuldade.

Numa, enalteceu o papel desempenhado pela mulher filiada na UNITA, nas diversas áreas do saber, a exemplo da educação e saúde onde formaram doutores competentes que servem de exemplo pelo serviço desempenhado, assim como as mulheres que fizeram parte das forças armadas, graduadas e promovidas e que hoje muitas delas são descriminadas no acto do seu licenciamento à reforma.

Por outro lado, Kamalata Numa manifestou satisfação pelo facto de se verificar maior adesão de novos membros às fileiras do Galo Negro, sendo a maioria jovens dispostos a participar no esforço colectivo para a mudança de regime em Angola.

O Centro ora inaugurado tal como o do Kikolo, vai albergar cursos de alfabetização, corte costura, lavores femininos, segundo fez saber a vice-presidente da organização feminina da UNITA, Helena Bonguela.

Assegurou que o projecto está aberto a sociedade em geral, devendo atender homens, mulheres e jovens de ambos os sexos e tem como madrinha a Dra Inês Satuala Samakuva.

Recordar que a LIMA inaugurou no dia 11 de Agosto corrente um centro social de âmbito nacional no Kikolo município do Cacuaco, consagrado a heroína Maria Nakamela Chimbili.

Falando aos militantes do Partido, por ocasião da inauguração do Centro Social da LIMA, no dia 13 de Agosto de 2011, em Viana, o Secretário-geral da UNITA, Abílio Kamalata Numa assegurou que o seu Partido não vai tolerar que o MPLA aprove uma lei eleitoral que propicie condições para a realização de eleições fraudulentas como foi em 1992 e 2008.

Segundo o dirigente político da UNITA o seu Partido “em nenhum momento aceitará a terceira fraude eleitoral, custe o que custar”. Denunciou que o executivo pretende aprovar, na próxima terça feira o Pacote Legislativo Eleitoral na generalidade, tendo adiantado que “se for conforme está, a próxima semana constitucionalmente a UNITA sairá a rua para reivindicar que os actos de inconstitucionalidade sejam repostos”.

Alertou, no entanto que podem colocar tudo que quiserem, a UNITA estará ali desarmada a defender a constituição, porque o art. 107 da constituição de Angola diz que os órgãos da administração eleitoral têm de ser independentes, e o executivo quer para si a organização e logística eleitoral. Falando especificamente sobre a LIMA que neste sábado inaugurou o seu segundo Centro Social, Abílio Kamalata Numa recordou que a organização feminina da

UNITA foi sempre a sustentação da moral de todos os militantes do Galo Negro nos momentos de dificuldade. Numa, enalteceu o papel desempenhado pela mulher filiada na UNITA, nas diversas áreas do saber, a exemplo da educação e saúde onde formaram doutores competentes que servem de exemplo pelo serviço desempenhado, assim como as mulheres que fizeram parte das forças armadas, graduadas e promovidas e que hoje muitas delas são descriminadas no acto do seu licenciamento à reforma. Por outro lado, Kamalata Numa manifestou satisfação pelo facto de se verificar maior adesão de novos membros às fileiras do Galo Negro, sendo a maioria jovens dispostos a participar no esforço colectivo para a mudança de regime em Angola.

O Centro ora inaugurado tal como o do Kikolo, vai albergar cursos de alfabetização, corte costura, lavores femininos, segundo fez saber a vice-presidente da organização feminina da UNITA, Helena Bonguela. Assegurou que o projecto está aberto a sociedade em geral, devendo atender homens, mulheres e jovens de ambos os sexos e tem como madrinha a Dra Inês Satuala Samakuva. Recordar que a LIMA inaugurou no dia 11 de Agosto corrente um centro social de âmbito nacional no Kikolo município do Cacuaco, consagrado a heroína Maria Nakamela Chimbili.

Sem comentários: