domingo, 8 de fevereiro de 2009

Economias avançadas já estão em “depressão”


Mafalda Aguilar
08/02/09 10:01

Dominique Strauss-Kahn avisa que o pior ainda pode estar para vir.
Comunidade
Partilhe:

Crise
FMI diz que economias avançadas já estão em “depressão”


As economias avançadas já estão em “depressão” e a crise financeira pode agravar-se, a menos que o sistema bancário seja estabilizado. A afirmação é de Dominique Strauss-Kahn (na foto), director do FMI.

"O pior não pode ser descartado. Existem muitos riscos negativos", alertou Strauss-Kahn durante um encontro com responsáveis dos bancos centrais do sudeste asiático, em Kuala Lumpur, citado pela Bloomberg.

Para Strauss-Kahn, os estímulos económicos isolados não terão sucesso em tirar a economia global da recessão, a menos que a confiança seja restaurada no sistema bancário.

"Tudo isto irá resultar se, e apenas se, os diferentes países fizerem o que têm de fazer em termos de reestruturação do sistema bancário", sublinhou o director do FMI. "E hoje isso ainda não está feito".

Em entrevista ao semanário alemão "Die Zeit", no passado dia 28 de Janeiro, Strauss-Kahn defendeu que "actualmente, é mais eficiente consagrar um euro ao sector bancário do que gastá-lo em pontes ou estradas".

No final do mês passado, o FMI apresentou uma segunda revisão em baixa do cenário traçado em Outubro para as principais economias mundiais.

As novas previsões da instituição de Bretton Woods apontam para uma expansão do PIB mundial de apenas 0,5% este ano. Trata-se do pior crescimento da economia global no período pós Segunda Guerra Mundial.

http://www.economico.pt/noticias/fmi-diz-que-economias-avancadas-ja-estao-em-depressao_3076.html

Visite-me também em: Universidade, Universe e Medicina

Sem comentários: