quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O Aniversário de Robert Mugabe


REPORTAGEM. A opulenta festa de anos de Mugabe
O presidente do Zimbabué celebra seu 85º aniversário com uma lista de produtos milionária enquanto no país se morre de fome, afundado na ruína económica

ELPAÍS.com – Madrid - 10/02/2009

A lista não tem desperdícios: 2.000 garrafas de champanhe (preferentemente Moët & Chandon e 61 Bollinger), 8.000 lagostas, 100 quilos de gambas, 4.000 porções de caviar, 3.000 patos, 16.000 ovos, 3.000 tartes de chocolate e baunilha e 8.000 caixas de bombons Ferrero Rocher. Robert Mugabe, antigo herói da libertação da Rodésia do Sul e agora convertido em sátrapa do Zimbabué há 28 anos no poder, celebra sus 85 anos com aparato.

"Zimbabué é o fracasso mais absoluto da Europa"
A pior economia do mundo
Robert Mugabe nascimento: 21-02-1921 Lugar: (Kutama)

Zimbabué capital: Harare. Governo: República. População: 11,350,111 (Est. 2008)

Segundo publica o diário britânico The Times, o tirano zimbabueano não mede em gastos para render-se a uma luxuosa e opulenta homenagem entre os seus, enquanto sete milhões de zimbabueanos necessitam ajuda humanitária urgente para sobreviverem à fome, segundo dados oficiais das Nações Unidas (ONU).

Na festa de aniversário de Mugabe foram convidados amigos que habitualmente o rodeiam, empresários e membros do seu partido, ZANU, que também têm a possibilidade de contribuírem em espécie e enviar "doações" em efectivos entre 45.000 (unos 38.000 euros) y 55.000 dólares (unos 46.600 euros). A conta, aberta num banco que só admite dólares EUA, chama-se Movimento do 21 de Fevereiro, dia do nascimento de Robert Mugabe.

O milionário menu da lista de aniversário de Mugabe ultrapassou o escândalo pesado no Zimbabué. Concretamente é "obsceno", como o qualificou um diplomata ocidental em The Times. O país africano converteu-se na ruína económica, com um sistema sanitário colapsado e o desespero que provocam as fortes erupções de cólera, malária e sida.

Hiperinflação e cólera

Debaixo do jugo asfixiante de Mugabe, o Zimbabué converteu-se na pior economia do mundo. O banco central decidiu reavaliar na semana passada o dólar zimbabueano uma vez mais e eliminar 12 zeros da sua moeda para tentar frear a hiperinflação que assola o país e evitar o colapso, com 94% da população no desemprego. O país sul-africano batalha contra a inflação mais alta do planeta, estimada oficialmente em 231.000.000 %, e enfrenta uma escassez severa de alimentos e divisas. Mas, ao mesmo tempo chegaram as más notícias, quando o Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciou que a partir de Fevereiro redistribuirá os mesmos lotes de ajuda, ainda que cresçam cada mês alarmantemente o número de bocas a alimentar.

Entretanto, a população do Zimbabué sofre a pior erupção de cólera da sua história. Mais de 3.000 pessoas morreram pela epidemia e umas 60.000 foram infectadas, segundo números da Organização Mundial da Saúde (OMS). As autoridades médicas fazem o possível enquanto a malária e a sida seguem cobrando vidas no país, convertendo o Zimbabué numa das dez crises humanitárias mais esquecidas do mundo, segundo o último informe dos Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Os mais de 12 milhões de zimbabueanos estão acostumados a que a elite política do país protagonize celebrações extravagantes e esbanjadoras. No anterior aniversário de Mugabe, a conta final ascendeu a 1,2 milhões de dólares. Na celebração de há dois anos, uns 20.000 convidados concentrados no estádio de futebol da cidade de Gweru, com enormes tartes por todo o terreno, enquanto Mugabe no seu discurso de aniversário carregava contra a homossexualidade.

Traduzido do espanhol
http://www.elpais.com/articulo/internacional/opulenta/fiesta/cumpleanos/Mugabe/elpepuint/20090210elpepuint_12/Tes

Visite-me também em: Universidade, Universe e Medicina

2 comentários:

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Lado positivo da coisa: É nessa data q, se alguém ainda tinha dúvidas, certifica-se de que o "mosntro" nasceu mesmo de uma mãe biológica. Tudo o resto é por opção, um estafermo adoptivo.
Abraços e viva a PAZ!

jorge vicente disse...

uma vergonha!!!!

abraços
jorge vicente