sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Breve História do Terrorismo Bancário (7)

E com os milhões de dólares gastos nos estádios de futebol… no Can 2010, a nossa economia desenvolve-se, cresce. É mais uma mais-valia para o crescimento dos nossos bolsos pessoais. Depois, tudo às moscas, em ruínas. Estas coisas não conservam empregos. Só conservam a vaidade… dos vaidosos.


«I - Crise Profunda das Finanças do Capital: Crônica da Morte Anunciada

Quem escreve a história de qualquer crise do sistema do capital não pode chegar a outra conclusão: são crônicas da morte anunciada. Leiamos, por exemplo, John Kenneth Galbraith sobre a grande crise de 1929 (Galbraith, 1962). Galbraith faz o histórico da economia e das finanças dos EUA para mostrar que foram as fraquezas da economia e da estrutura e dinâmica corporativa que deram origem à crise, da qual o colapso do valor dos títulos (securities) foi apenas uma manifestação. Ele aponta que o colapso dos trustes de investimentos e das cadeias comandadas pelas holdings, movidos por um insaciável apetite pelo lucro fácil, “efetivamente destruíram a capacidade de tomar empréstimos e a disposição para oferecer empréstimos para investimento” (Galbraith, 1962:188).

Tudo isso acontecia sem as necessárias regulações das autoridades e sem que os promotores privados da ciranda especulativa revelassem qualquer senso de responsabilidade. O mesmo acontece novamente 80 anos depois! Ao final de sua pesquisa, Galbraith afirma que a economia em 1929 estava fundamentalmente insegura. Ele aponta para cinco fraquezas que, desembocando sempre em mais endividamento, apontavam para o desastre. Um olhar para elas permite uma comparação com as debilidades que permeiam a arquitetura financeira mundial de hoje. Com a agravante de que a globalização tende a elevar a dimensão de qualquer crise econômico-financeira no centro do sistema às esferas sistêmica e planetária.

Má distribuição da renda: em 1929, 5% da população controlavam cerca de um terço de toda a renda pessoal. Ainda maior concentração da renda ocorre hoje nos EUA, onde o 1% mais rico controla 20% dos rendimentos do país e o salário médio subiu apenas 0,1% entre 2000 e 2007. Foi a remuneração baixa que levou as famílias a tomarem empréstimos para pagar a escola, a moradia, a saúde. As tarifas dos seguros de saúde privados subiram 68% naquele período. E o dinheiro para ampliar a oferta de bens e serviços migrou para a especulação financeira, aumentando as importações e gerando déficits.

Má estrutura corporativa: a empresa estadunidense nos anos 20, diz o autor, “havia aberto braços hospitaleiros a um número excepcional de promotores, falsários, contrabandistas, impostores e fraudadores. [...] uma espécie de enchente de ladrões corporativos”. Galbraith aponta para o gigantismo dos trustes de investimentos e as holdings como a principal debilidade corporativa, já que os dividendos das companhias que operavam na economia real (infraestrutura, transporte e recreação) pagavam os juros sobre os bônus das holdings a montante.»

In Ladislau Dowbor
Visite-me também em: Universidade, Universe, Medicina, X-Files


2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo culpa disto:
Milhares de famílias Portuguesas e outras, a passar fome por motivo deste monstro "MILLENNIUM BCP", que é o cancro da nossa economia...
TRUE MONSTRUOSIDADES IN MILLENNIUM BANK BCP ... Thousand families to pass hunger, for this reason...



O QUE SE PASSA NO BCP, “É ABAIXO DE TUDO”…. ( Diário económico de 29/05/2008)


Olá meus amigos, conheçam este hediondo criminoso Banco MILLENNIUM BCP. Divulguem, para que não volte a vitimizar as pessoas...Nestes últimos anos, desgraçou continua a arruinar milhares de pessoas indefesas, perante este MONSTRO BCP, milhares de famílias estão a passar muito mal e até mesmo fome, por sua culpa... Se este Banco BCP consegue enganar os Supervisores imaginem a facilidade com que burlou milhares de famílias.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
DEVEM DIVULGAR PARA AJUDAR MILHARES DE VITIMAS... Já conseguimos alertar mais de 2 milhões de pessoas, sobre a "mega fraude do Millennium BCP". Vamos conseguir a "meta" dos 100 milhões para assim castigar este monstruoso banco, que desgraçou milhares de pessoas inocentes e que neste momento, estão na desgraça e passam fome... O governo Português está ignorando, por motivo do crime ser monstruoso e hidiondo... «
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Olla my friends, know this hideous criminal Bank MILLENNIUM BCP. They divulge, so that he does not come back to victimizer the people... In these last years, rendered unhappy continues to ruin thousand of defenseless people, before this MONSTER BCP, thousand of families are to pass badly and even though hunger very, for its guilt... If this Bank BCP obtains to deceive the Supervisors imagines the easiness with that thousand of family’s burley.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………….
TO DIVULGE TO HELP THOUSAND OF VITIMAS... Already we obtain to more than alert 2 million people, on "mega fraud of Millennium BCP". We go to obtain the "goal" of the 100 million thus to punish this monstrous bank, that rendered unhappy thousand of innocent people and that at this moment, they are in the disaster and they pass hunger... The Portuguese government is ignoring, for reason of the crime to be monstrous and hidiondo... DIVULGUEM E REENCAMINHEM POR FAVOR…
MUITO OBRIGADO
THANKS…

Good weekend… DIVULGUEM E REENCAMINHEM POR FAVOR…

MUITO OBRIGADO ... É PARA BEM DA NOSSA ECONOMIA...

THANKS…

Analisem muito bem... BCPCRIME.BLOGSPOT.COM...

CUMPRIMENTOS...

Anónimo disse...

TUDO COMEÇOU COM AS MAFIOSIDADES DO MILLENNIUM BCP...

AO LONGO DA FAMIGERADA "CAMPANHA ACCIONISTA BCP" EM 2000/2001, QUE O BANCO LEVOU A CABO COM AS ACÇÕES PRÓPRIAS, FOI PROVADO HAVER INDÍCIOS DE VÁRIOS CRIMES... AS ENTIDADES SUPERVISORAS E ÓRGÃOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGARAM AO PÚBLICO, MAS O BCP, MESMO COM A ACTUAL ADMINISTRAÇÃO, CUJO PRESIDENTE É O DR. CARLOS SANTOS FERREIRA, CONTINUA A EXTORQUIR, "ROUBAR" E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO (CRC) DO CLIENTE. ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS CONTINUAM INTOCÁVEIS, SEM SER CHAMADOS À JUSTIÇA.
bcpcrime.blogspot.com