quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O Macaco do New York Post refere-se a Obama?


Vinheta publicada no 'New York Post'.
Ricard González. Washington
Actualizado quinta-feira 19/02/2009 07:48 horas

Nas últimas horas desabou uma forte polémica nos EUA, tendo como origem uma vinheta publicada pelo periódico 'New York Post', que pode ter conotações racistas. Na vinheta vêem-se dois polícias, um com uma pistola fumegante e um chimpanzé abatido no solo junto a una mancha de sangue. Um dos polícias pergunta ao outro: "Terão que encontrar alguém que escreva a próxima lei de estímulo".

O desenho pode-se prestar a varias interpretações. Vários membros significativos da comunidade afro-americana, como o reverendo Al Sharpton, censuraram duramente a vinheta, que a consideram profundamente "racista", ou no menos, "insensível" com a comunidade.

Dado que, historicamente, nos EUA se alude de forma desrespeitosa aos negros comparando-os com os macacos, e que o presidente Obama assumiu um forte protagonismo na redacção e aprovação do plano de estímulo da economia, muitos interpretam a vinheta pretendendo comparar Obama com um chimpanzé. Para mais, a vinheta publicou-se num mês dedicado a recordar a história da comunidade negra, e incita um dos seus maiores temores: que Obama seja assassinado, como o foi Martin Luther King.

O desenho alude a um incidente que teve lugar em Stamford, no estado de Connecticut, onde a polícia abateu um chimpanzé que atacou uma mulher, provocando-lhe sérias feridas.

Uma paródia de uma noticia actual, com os disparos a um chimpanzé violento em Connecticut. O desenho zomba os esforços de Washington de revitalizar a economia. Uma vez mais, Al Sharpton revela-se como nada mais que um oportunista em busca de publicidade".

Quer dizer, a interpretação que faz do texto o director do Post, é que a redacção do pacote de estímulo da economia é tão horrorosa, que poderia ter sido realizada por um chimpanzé enlouquecido.

Michael Daly, colunista do 'New York Daily News', não crê na completa inocência de Delonas e chefes de redacção do Post: "A Delonas e aos redactores que viram a vinheta antes da sua publicação, não lhes pode haver passado por alto, a larga e repulsiva história de brancos racistas chamando aos afro-americanos "macacos", "gorilas", e também "chimpanzés". Segundo Daly, o que o periódico deve fazer é simplesmente "pedir perdão".

Traduzido do espanhol, in EL MUNDO

Visite-me também em: Universidade, Universe e Medicina

Sem comentários: