segunda-feira, 31 de maio de 2010

CORRUPÇÃO | A origem do branqueamento de paraíso. Ilhas Cayman O que é isso?


Entre as mais de 10.000 páginas do sumário do "se Pretoria" está a questão de um dos acusados, a esposa do ex-vereador Macià Alavedra, Doris Malfeito: "O que é isso?" Um jacaré ou o quê? Eu não tenho idéia ". Malfeito respostas às perguntas sobre sua relação com o paraíso fiscal das Ilhas Cayman em que o acusado deixou um rastro de profundidade financeira:

Carol Alvarez | Barcelona

http://www.elmundo.es/elmundo/2010/05/30/barcelona/1275218819.html

Um fundo mútuo em seu nome, inaugurado em 2001 com quatro milhões de euros e que depois baixa rentabilidade, em 2003 havia reduzido a pouco mais de 2,2 milhões, acabou apagada. O dinheiro não desapareceu: as investigações da estimativa da Receita Federal que reapareceu em uma outra conta em Andorra em 2006.

Para as Ilhas Cayman não só foi cobrado temporariamente as contas do "Pretoria caso." Se o principal acusado de um outro famoso episódio de corrupção "caso Oms Filho", o deputado Mallorquina Unió Bartomeu Vicens, também tinha conta aberta em Cayman, o tesoureiro do PP Luis Barcenas, implicados no processo "Gürtel", gostava de ficar no o melhor resort hotel na ilha.

O Cayman tornaram-se assim, depois de anos de bolas e milionários sombra, abrigo corante perto fortunas lendárias de origem se não for irregular, pelo menos para os empresários experientes que usam o melhor para a engenharia financeira não deixar cair um centavo a mais do que aquilo que é necessário o tesouro de seu país.

Mais empresas de habitantes

A reputação que criaram as ilhas, que as empresas registadas mais de habitantes 39 410 no último censo, em 1999 -corresponde, em qualquer caso, as circunstâncias históricas puramente. Descoberta por Cristóvão Colombo em 1505, foi o lendário pirata Francis Drake, que, com sua frota para a doca para alguns dias em 1586 deu o nome de Ilhas Cayman: tartaruga se Colombo era apenas a sua rápida estada na área, reuniu-se o pirata crocodilos e jacarés, enquanto na maior das ilhas, Grand Cayman. A Espanha foi rápida para reconhecer a soberania britânica das ilhas. E ainda hoje, é celebrada anualmente a festa dos piratas neste paraíso fiscal.

A origem da peculiar situação fiscal não desperdiçou: foi em 1778 quando o rei George III concordou com a isenção fiscal da ilha, e fê-lo graças à atitude dos nativos da região, repetidamente, salvou a tripulações de navios que naufragaram Inglês nos recifes nas imediações.

As ilhas hospedado por um hotel e um banco Barclays Bank, em 1953 - uma prisão e, em 1981, tendo recebido antes mesmo de sua primeira visita, sob a forma de turismo de cruzeiros, as praias, quando Atlântida foi a passagem em 1937 . Seu sistema de democracia parlamentar e sua Constituição definitiva, 06 de novembro de 2009, dar a este grupo de ilhas, entretanto, a força de um governo que se preocupa com a crise global, o desemprego crescente e da falta que os registros de mão de obra técnica: as pessoas se especializam em particular no sector financeiro, bancário e turismo, tem a mecânica de "importar" e engenheiros.

Seu interesse pela evolução económica global esta semana fui informado por um dos seus jornais, o Compass Caymanian (www. caycompass.com), dos cortes acordados pelo executivo de José Luis Rodríguez Zapatero. O debate aberto sobre o futuro dos paraísos fiscais também preocupado Alavedra e Lluís Macià Prenafeta e recolher algumas de suas conversas, afetam fortemente esta parte do Caribe.

Imagem: http://palavrassussurradas.files.wordpress.com/2008/02/corrupcao.jpg

Sem comentários: