segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Ocidente do Paraíso (64). Meus senhores... quem escreve coisas destas é maluco?!


Depois de o ler exclamou:
- Ena pá! Não sabia que tinha uma veia poética... espere aí.
Dirigiu-se para o gabinete da administração onde os chefes festejavam o seu aniversário. Momentos depois assomou à porta e chamou-me. Envergonhado, lá fui e entrei. Figueira pediu-lhes licença para ler o meu poema. No fim explanou:
- Meus senhores... quem escreve coisas destas é maluco?! Ou nós provavelmente é que o somos?! Acho que chegou a hora para nos congratularmos que temos aqui um grande quadro entre nós. Cometemos uma grande injustiça. Estou convicto que a partir de agora já não teremos nenhum maluco entre nós! Muito obrigado!
A partir desse dia o tratamento que me dispensavam mudou radicalmente. Olhavam-me com grande admiração. E o Figueira de vez em quando piscava-me o olho. Terminou afirmando.
- Demos-lhes uma grande lição, nunca mais se meterão consigo.

Nos fins-de-semana, com o tesoureiro, um idoso, costumava disputar partidas de xadrez em sua casa. Eu perdia sempre. Raramente conseguia um empate. O tesoureiro gaguejou durante uns segundos, conseguiu despertar-me a atenção. Acho que queria dialogar, ele falava muito e não se cansava.
- Vou-lhe dizer um segredo... mas não diga a ninguém. Sabe que sou primo do escritor Bobela Mota?!
- Não, não sabia.
- Todos da família somos do MPLA… e lutamos pela independência.
Respondi muito cauteloso por causa da sua fama de fala-barato:
- Acho que a independência já devia ter acontecido.
- Pois com certeza…sou de Porto Alexandre e a maneira como lá tratam os negros – vi com os meus próprios olhos – é abominável. Têm o direito de se revoltarem, de serem independentes. Sabia que Agostinho Neto é o segundo escritor mais traduzido, depois de Luís Camões, em língua portuguesa? E que é uma inteligência fora de série?
- Sim, sei muito bem!
- Pois é, poucos sabem disso. E isso é muito mau... já leu a Sagrada Esperança?
- Li… e considero-o um bom poeta. Mas os intelectuais que conheço dizem que é um bom poeta, mas um mau político.
- Deixe-os falar porque não sabem o que dizem. Será muito melhor que o MPLA dirija os destinos de Angola. Saiba que muitos do MPLA já se reuniram em minha casa. Bom, ficamos por aqui. Não diga a ninguém, e especialmente ao senhor Figueira, porque ele é da UNITA. Senão vamos todos presos, há bufos por todo o lado.

Imagem: http://pissarro.home.sapo.pt/memorias23.htm

Sem comentários: