quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Ocidente do Paraíso (77). E no Huambo queimaram catequistas vivos com a Bíblia.


Mas as coisas para nós não estavam nada bem. A FNLA vinha com uma grande força para destruir Luanda e matar-nos a todos. Confiávamos em Agostinho Neto para que não houvesse uma grande matança. Afinal ele era o nosso grande Chefe.
Abordei a nossa situação com o Lucas e ele confidenciou-me:
- Não te preocupes com isso, os cubanos já chegaram a Benguela e alguns vêm a pé.
- Mas o Luís de Almeida (director-geral da informação) garantiu às emissoras internacionais que não temos cubanos em Angola.
- Não ligues a esse gajo. Ele sabe lá o que diz. Olha, sabes o que é que a 9ª Brigada fez quando avançou para o Norte?
- Não.
- Passaram o tempo a roubarem carros que encontraram pelo caminho. Esses camaradas da 9ª brigada são o máximo.
Um amigo do Lucas aproxima-se e ele apresenta-mo.
- Olha, este branco é dos nossos, trata-o bem.
Depois com uma pequena risada:
- Este é de Malanje. Tudo o que era branco incluindo padres, não escapou ninguém. Os malanjinos são fodidos.
Engoli em seco, Lucas continua:
- É pá, as FAPLAS onde chegam a primeira coisa que fazem é esgotar toda a bebida que encontram. Porra, mas que grandes bêbedos. E no Huambo queimaram catequistas vivos com a Bíblia.
De facto tudo o que era Igreja e padres era para afastar. Tudo lhes era confiscado em nome do povo. Transformavam as igrejas em quartéis. Creio que isso ficou a dever-se a uma frase de Marx. «A religião é o ópio do povo.» Mas pode algum povo sobreviver sem religião e moral?

Os Sul-africanos pretendem invadir Angola e derrubar o poder, colocando Savimbi no lugar de Agostinho Neto. Mas perante forte resistência e dificuldades encontradas retrocedem. A vitória é largamente festejada.

O senhor Figueira na altura da sua abalada definitiva comenta-me a invasão sul-africana:
- Você está enganado, os americanos ordenaram-lhes que retrocedessem. Bom, chegou a hora da minha partida. Disse ao administrador que você é um bom quadro e faz muita falta na empresa. Disse-lhe também para o acarinharem. Você deve fazer parte da gerência e ganhar de acordo com isso. Estes indivíduos não têm escrúpulos nenhuns. Se ele não cumprir demita-se. Faça assim. Nunca esteja muito tempo na mesma empresa, assim estará apto a rapidamente gerir negócios. E a Tina, você gosta mesmo dela?
- Sim, gosto muito dela.
- Ela atrai-o sexualmente?
- Sim.
- Então vá ter com um padre e peça-lhe para considerar que os filhos da Tina são filhos legítimos... filhos desse casamento. Eles sabem como fazer isso. Se eu fosse mais jovem ainda ficava mais uns tempos. Mas já não tenho paciência para aturar isto. Como você é jovem, fique. Falei com um cunhado que andou em Coimbra a estudar com Agostinho Neto. Ele é muito influente e qualquer coisa que necessite, vá falar com ele. Mas tenha um bocado de cuidado porque ele gosta muito do álcool. Você fez-se a si mesmo. Aí tem a minha morada de Portugal para me escrever… adeus.
As lágrimas vieram-me aos olhos. Era o único amigo sincero que tinha. Novamente perdia mais um amigo.

Imagem: http://pissarro.home.sapo.pt/memorias23.htm

Sem comentários: