terça-feira, 3 de março de 2009

A Origem da grande Depressão de 2008. (30). Novela

E continua-se com a torpe mentira de que sem energia eléctrica, há mais-valias nos curtos-circuitos macroeconómicos.


O Chileno e os cubanos continuavam a ocupar o meu precioso tempo. O Chileno, assim que chegou, ligou o seu portátil. Esteve ocupado cerca de duas horas na Internet. Depois com ar triunfal quase me grita:
- Consegui! Consegui!
- Conseguiu o quê?
- Os meus amigos da Espanha já vão enviar no próximo navio, tudo o que o Elder pediu.
- O que é que o Elder pediu?
- Ah! Não sabes?
- Não.
- São muitos produtos de higiene e limpeza, e também vário material eléctrico. Fiz um bom negócio. Agora só aguardo que o Elder lhes pague, e claro, me dê a minha comissão.

Evidentemente que não disse nada ao Elder da conversa que tive com o Jacinto. Mas ele surpreende-me:
- O Jacinto disse-me que não conseguiu fazer o inventário, porque não apareceste.
- Acho que o Jacinto está maluco. Ou será que ele quer que eu faça o inventário? Acho que não está interessado.
- Vou falar com o ajudante dele para o fazer.
- Elder, não entendo as intrigas do Jacinto.
- Deixa-o comigo.

Jacinto convida-me para almoçar, provavelmente para continuar a tentar corromper-me. Aceitei o convite. Na sua casa a primeira coisa que me chamou a atenção foi a garrafeira. Parecia um armazém. Entendia agora porque é que ele não queria que se fizesse o inventário. Depois de acabarmos de comer, veio o café e uma aguardente Aveleda. Jacinto insiste:
- Já lhe disse para deixar aquilo como está… vamos dividir.
Achei que o melhor que tinha a fazer era não comentar. Ele adivinhou o meu silêncio e foi mais longe:
- O Elder não gosta de pagar a ninguém… os portugueses não pagam a ninguém. Trouxe-me para aqui por ser velho e assim ficar dependente dele. Para onde é que eu vou? Quem é que aqui vai ligar a um velho? Ele não me paga. Deve-me muito dinheiro. E o irmão dele, o Heitor, é pior que ele. Não vê como ele ri? Não vê como olha para as pessoas? Não assumem nenhum compromisso. Quase todos os meses tem processos no tribunal que os trabalhadores lhes movem.
- Obrigado pelas informações, de futuro terei mais cuidado.

As mercadorias chegaram e armazenaram-se na Cidadela. Como não havia espaço que chegasse, uma parte ficou nas instalações da segurança. Elder está muito feliz:
- Já viste a massa que isto nos vai dar? Agora vou foder o Jacinto.
- O que é que lhe vais fazer?
- Mas o que é que tu queres?! Vai vender essa merda e por cada coisa que vender ganha uma comissão. Se não vender não ganha nada.
- Não te esqueças que ele é idoso. Depende totalmente de ti. Se o abandonares o que será dele?
- A gaja que ele arranjou que trate dele. Não faz mais que a sua obrigação.
- Mas ela anda com outro. Não foi isso que disseste?
- O problema é dele. Ele que se safe como bem entender, já que tem a mania que é esperto.

Foto: Angola em fotosVisite-me também em: Universidade, Universe, Medicina, X-Files




Sem comentários: