sábado, 7 de abril de 2012

Confederação brasileira emite moção de repúdio ao governo da Huila


Brasil - A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil e filiada à Internacional da Educação (IE) e participante do secretariado da Comunidade das Organizações Sindicais de Professores e Trabalhadores da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP‐SE), espaços que compartilha com o Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF – Angola), vem a público manifestar seu repúdio a atitude do governo de Huila, da Angola, de restringir a liberdade de ação sindical.
A marcha pacífica, realizada em 2 de outubro de 2010, em Lubango, capital de Huila,  representou um momento do protagonismo dos trabalhadores para manutenção e melhoria das condições de trabalho.

É inadmissível que manifestações e ações sindicais estejam sendo alvo de repressão do Estado, através de interpretações duvidosas de dirigentes à frente de órgãos do Estado de direito.


A pujança política, social, cultural, econômica do Brasil, neste século XXI, frente ao mundo é prova cabal da importância da sociedade civil organizado para o avanço e consolidação do Estado de direito e da democracia em todas as dimensões possíveis.

Entretanto, queremos registrar que, dentre todas as possibilidades do que se convenciona chamar sociedade civil organizada o movimento sindical é o que tem o propósito já historicamente consolidado: a defesa intransigente – coletiva e individual – dos direitos da classe trabalhadora.

Manifestações recentes na Europa (Portugal, Espanha, Grécia) mostram o quanto devemos manter alerta os mecanismos de solidariedade entre os trabalhadores e devemos continuar marchando em direção à construção do objetivo de que um outro mundo é possível. Um mundo democrático, equitativo, solidário.

Assim, a CNTE ratifica a denúncia, amplamente divulgada pelo SINPROF, de Angola, para que seja preservada a liberdade individual dos nove sindicalistas que vão a julgamento amanhã.

Brasília (DF), 4 de abril de 2012.
ROBERTO FRANKLIN DE LEÃO JUÇARA DUTRA VIEIRA FÁTIMA APARECIDA DA SILVA
Presidente da CNTE Vicepresidente da IE Secretária de Relações Internacionais da CNTE

Sem comentários: