terça-feira, 3 de abril de 2012

Isaac dos Anjos declara contra professores e CGSILA



Lubango - O Governador provincial da Huíla, Isaac Maria Francisco dos Anjos, é o décimo quinto declarante no processo-crime que move contra o Sindicato Provincial de Professores e a CGSILA a quem acusa de lesarem a sua imagem.

Fonte: Club-k.net
O processo iniciado em dois mil e dez fruto de uma manifestação em que os professores reivindicavam os seus ordenados tem o seu julgamento marcado para o dia cinco de Abril do presente ano pelas oito horas e trinta minutos segundo o mandato de notificação datado a vinte e quatro de Janeiro do presente ano.

A primeira audiência teve lugar em Dezembro de dois mil e dez, no mesmo mês acontece a segunda mas no ano transacto, neste período várias foram as petições vindas do ofendido afim de os professores pedirem desculpas para que o processo fosse retirado tal pretensão foi claudicada pelos professores que concluíram que não fizeram nada mais que reivindicarem os seus direitos.

Para a sessão de julgamento estão mobilizados todos os professores desta província que para o agrado destes calhará na quinta-feira em que ninguém poderá trabalhar. Para além dos professores estamos a contar com a solidariedade de diversas organizações como as Mãos Livres, a ACC, a OMUNGA e outras sem deixar de parte os nossos homólogos de diferentes partes do país segundo João Francisco o actual secretário provincial do SINPROF na Huíla.

Os notificados apesar de estarem conscientes da relevância que o caso tem dizem estarem confiantes na justiça embora se note alguma interferência, basta vermos que quem move o processo é o governador provincial disse Osvaldo de Oliveira Congo, secretário municipal do Lubango do SINPROF.

O Julgamento que tem por um lado os professores por outro o governador provincial é aguardado com muita espectativa pelos huilanos.

Para alem de Isaac dos Anjos na lista dos declarantes constam os nomes de Sergio da Cunha Velho vice-governador para o sector económico, Sousa Dala delegado provincial da Huíla , Constancia DE Lourdes Katenha dos Santos , Luís Luciano  Jacinto ,Jorge Dias Veloso, José Mariano Santos, Marcelino Mota Eugénio, Paula Nepalanga Jacob, Tadeu Calombo, Jacinto Jamba,Pedro Tchissingui chefe da repartição municipal da educação o Lubango, Américo Chicote director provincial da educação ,Gaudência da Conceição Nassaquia Bento , José Pedro.

Como réus o documento proveniente da segunda secção sob o registo número 104/2012 constam os nomes de Emiliano Sikonekeny, António André, Osvaldo de Oliveira Congo, Jacinto Joao Sakandjuele, Juliao Coelho da Silva, Elisa Natália Alberto dos Santos Luís, João Francisco, Adelino Manuel Cufuma e Carmen dos Santos Luís. ``Para além destes nos sentimos também notificados porque estamos filiados ao SINPROF e não só pois são os nossos direitos como professores que estão em causa``. Desabafou António Gabriel.

Sem comentários: