segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Autoridades criam Sonangol – Indústrias


Lisboa - O Conselho de Administração da petrolífera estatal angolana presidido pelo engenheiro Manuel Domingos Vicente formalizou recentemente a criação de uma subsidiária, a Sonangol- Industria cuja concepção foi impulsionada para deter exclusividade da gestão da Zona Econômica Especial (ZEE).

Fonte: Club-k.net

Terá sob tutela a Zona Econômica Especial
O projecto da nova subsidiária ainda não foi objecto de anuncio interno, porém, terá uma directora-geral, identificada por Ângela Feijó, 28 anos, formada em direito em Lisboa. A mesma trabalha a dois anos na Sonangol e detém um Mestrado Integrado em "Petroleum Geoscience" pela Universidade de Aberdeen na Escócia.

A Zona Econômica Especial (ZEE) ao qual a Sonangol Indústrias passará a cuidar cobre uma área geográfica entre a Província Luanda e Bengo. Acolhe 70 unidades frabis ao qual as autoridades estimam que venha gerar postos de empregos para mais de 14 mil pessoas. (ESTRANGEIROS?)

Esteve na sua primeira etapa sob cuidado do general Manuel Vieira Dias “Kopelipa” na qualidade de director do Gabinete de Reconstrução Nacional. Após a transferência para a petrolífera angolana, ficou sob alçada da subsidiária Sonangol Imobiliária e propriedade, Lda que tem como Presidente do Conselho Executivo, Francisco de Lemos Maria e dois vogais Orlando Veloso e Arnalda Van-Dúnem.

No seguimento de um ambiente de incompatibilidades internas, o líder da empresa Manuel Vicente retirou, a 31 de Maio de 2010 as competências a Francisco de Lemos passando a para Baptista Muhongo Sumbe, a quem a direcção da Sonangol - Indústria passará a responder. Baptista Sumbe tem ainda sob seu comando as direcções de Tecnologias de Informação (DTI), Administração e Apoio (DAA), Manutenção e Infra-estruturas (DMI), Sonangol Shipping, Sonangol Holdings.

Sem comentários: