quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Imigração ilegal. Moçambique repatria 33 angolanos ilegais


Em apenas uma semana, foram detidos 344 imigrantes ilegais vivendo no território nacional e 64 imigrantes clandestinos

Maputo (Canalmoz) – Trinta e três cidadãos de nacionalidade angolana foram repatriados, no último domingo, pelas autoridades moçambicanas. Os angolanos residiam ilegalmente no país por período não referido, mas no domingo passado viajaram de volta ao seu país, num avião das Linhas Aéreas de Moçambique.
A Polícia não avançou em que circunstâncias foram detidos, nem onde residiam os imigrantes ilegais, apenas explicou que os angolanos foram encontrados numa operação contra imigração ilegal, que ao todo culminou, segundo a PRM, com a detenção de 344 estrangeiros ilegais, numa só semana.
Os outros estrangeiros ilegais detidos são 167 somalis, 66 paquistaneses, 33 bengalis, 44 etíopes, dois (2) tanzanianos e um (1) ruandês.

Os bengalis já foram repatriados
A Polícia anuncia ainda que os 64 imigrantes ilegais bengalis, que recentemente foram detidos no Aeroporto Internacional de Maputo ao desembarcar de um voo da companhia aérea “Ethiopian Airlines’, já “foram repatriados, pouco depois da sua chegada, através da mesma companhia”.
Ainda na semana passada, foram capturados outros 64 imigrantes clandestinos, dos quais 19 congoleses, um ugandês, um chinês, 43 somalis, anuncia o Comando Geral da Polícia através de um comunicado emitido pelo porta-voz Pedro Cossa.

250 moçambicanos repatriados da África do Sul
Enquanto o Governo moçambicano expulsa estrangeiros ilegais do país, moçambicanos vivendo ilegalmente na vizinha África do Sul chegam ao país repatriados pelas autoridades daquele país que tal como Moçambique é membro da SADC. São ao todo 233 cidadãos nacionais que chegaram ao país, no domingo passado, repatriados da África do Sul.

Centro de Refugiados de Maratane é centro de difusão de imigração ilegal
Dados das autoridades moçambicanas indicam que, nos últimos dias, mais de seis mil cidadãos somalis e etíopes fugiram do Centro de Refugiados de Maratane, província de Nampula, onde se encontravam a residir como refugiados. As autoridades desconhecem o paradeiro dos fugitivos.
Estatísticas apresentadas pelo Governo indicam que no ano passado, aquele centro de refugiados registou um total de 9.973 requerentes de asilo, provenientes da Somália, Etiópia e de outros países como Mali e Congo. Contudo, até ao fim do mesmo ano, apenas 3.973 imigrantes continuavam em Maratane. Os outros fugiram.

(Cláudio Saúte) 2011-01-26 06:36:00
Imagem: obscenidadesocial.blogspot.com

Sem comentários: