quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Na província de Cabo Delgado. Etíopes mortos e enterrados à beira do mar


Maputo (Canalmoz) - A Polícia da República de Moçambique (PRM) diz ter descoberto túmulos clandestinos onde foram enterrados cidadãos etíopes, no distrito costeiro de Palma, na província de Cabo Delgado. A Polícia suspeita que os etíopes sejam imigrantes ilegais, que são atirados por navios ao alto-mar e nadam até à costa moçambicana.
Nos túmulos foram encontrados 11 corpos. Para além dos túmulos, foram neutralizados outros 12 cidadãos estrangeiros, todos naturais de Etiópia, que, segundo disse o porta-voz do Comando Geral da Polícia, Pedro Cossa, conseguiram chegar vivos até à costa.
Cossa disse desconhecer quem enterrou os estrangeiros mortos, se são os seus companheiros ou as comunidades locais. E diz ainda que não há certeza das causas da morte dos “etíopes”, mas afirma que “investigações estão a decorrer” para apurar as circunstâncias em que aqueles cidadãos chegaram à costa nacional.
Os túmulos foram descobertos na semana passada e na mesma altura foram detidos o emigrantes ilegais afirma Pedro Cossa. Refere que os detidos estavam “debilitados e necessitando de assistência médica urgente”. O barco que deixou os imigrantes no alto-mar não foi identificado.
Pedro Cossa disse, entretanto, que os 12 emigrantes encontrados pela Polícia, conseguiram nadar até à costa. E foram estes que afirmaram que aqueles túmulos são, provavelmente, de seus compatriotas atirados de uma embarcação e que não conseguiram chegar vivos à costa.
O distrito de Palma localiza-se no extremo norte da província de Cabo Delgado, a cerca de 500 quilómetros da capital provincial de Pemba. Faz fronteira com Tanzânia, e é onde está localizado o cabo que deu o nome de “Cabo Delgado” à província.

(Cláudio Saúte) 2011-01-12 05:54:00

Sem comentários: