segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Violentos Confrontos Durante Manifestação No Gabão


LIBREVILLE — Violentos confrontos entre jovens e forças da ordem ocorreram neste sábado no norte de Libreville, durante uma manifestação de simpatizantes do opositor e autoproclamado presidente do Gabão, André Mba Obame, constatou um jornalista da AFP.

Fonte: AFP CLUB-K.NET

Várias colunas de fumaça eram visíveis durante a tarde no bairro pobre de Rio. Os policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo em uma praça antes de os jovens a invadirem, queimando objetos e lançando pedras contra quem tentava aproximar-se.

Um jornalista da AFP viu homens armados disparando para o ar causando pânico entre a população.

Segundo uma fonte do ministério do Interior, registrou-se "um ferido do lado da polícia, vítima dos manifestantes".

Os confrontos ocorreram durante uma manifestação a favor de Mba Obame, que formou seu próprio governo no último dia 25 de janeiro.

Seu partido foi dissolvido pelo Ministério do Interior por "não respeitar os princípios democráticos, atentar para a forma republicana do Estado, à soberania nacional e a ordem pública", segundo um decreto de quinta-feira.

Nessa mesma quinta-feira, as forças de segurança dispersaram em frente à sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) os simpatizantes de Mba Obame, refugiado desde terça-feira nesta agência da ONU.

Obame tinha afirmado na quinta-feira que só deixaria o local quando o organismo respondesse a sua demanda de reconhecimento.

"Viemos deixar uma carta para Ban Ki-moon (secretário-geral da ONU). Aqui esperamos sua resposta", declarou Mba Obame.

André Mba Obame, que questiona a eleição de Ali Bongo Ondimba como presidente do Gabão desde 2009, se autoproclamou presidente terça-feira e formou um 'governo'.

Ele sempre reivindicou a vitória na eleição de 30 de agosto de 2009. Ali Bongo venceu a votação e Mba Obame ficou em terceiro lugar.

Sem comentários: