quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Grupo mineiro sueco retira-se de projecto diamantífero


Pretoria (Canalmoz) - A IGE (International Gold Exploration), firma mineira com sede na Suécia, iniciou esta semana negociações com a Endiama (Empresa de Diamantes de Angola) visando a dissolução do projecto diamantífero do Luxinge na Província da Lunda Norte. A firma escandinava já havia investido 15 milhões de dólares no âmbito da associação em participação (ou Joint Venture) com a Endiama. O director executivo da IGE, Tomas Fellblom , disse que “o modelo actual de parceria e de requisitos administrativos constituíam um desafio à viabilidade do projecto”.
Uma auditoria recentemente realizada a pedido da IGE detectou “ineficiências operacionais e insuficiências de procedimento”. A solução do problema “exigiria uma significativa reestruturação, o que acabaria por tornar ainda mais complexa qualquer decisão para continuar a subsidiar o projecto”, salientou Tomas Fellblom.
O Projecto Luxinge havia obtido licença de exploração em meados de 2010. Do investimento feito, $6 milhões correspondem a equipamento.
No passado, projectos idênticos acabaram por se tornar inviáveis devido a um mau relacionamento entre investidores estrangeiros e a Endiama. Por norma, cabe a esta empresa nomear quadros seus para a direcção de associações em participação, os quais revelam inexperiência acabando por entrar em conflito com os investidores.

(Redacção) 2011-01-06 06:44:00

Sem comentários: