quinta-feira, 19 de abril de 2012

Assembleia da República. Moçambique reforça cooperação parlamentar com a China


Maputo (Canalmoz) – Nos últimos meses, o Parlamento moçambicano tem estado a reforçar a cooperação com parlamentos de regimes considerados ditatoriais ou comunistas. Vietname, Angola  e  a agora China, só para citar os casos mais recentes. E ontem,  a Assembleia da República defendeu o contínuo reforço das relações de amizade e cooperação entre Moçambique e China, com destaque para os seus respectivos parlamentos.
O primeiro vice-presidente da Assembleia da República, Lucas Chomera, disse, ontem, à saída do encontro com o vice-presidente do Comité Provincial de Shandong, da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Li Deqiang, que a troca de delegações é o caminho a seguir “imediatamente”.
Chomera vincou ser imperioso o aprofundamento das relações de cooperação existentes entre os parlamentos moçambicano e chinês.
Por seu turno, o vice-presidente do Comité Provincial de Shandong, da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Li Deqiang, enalteceu o actual estágio das relações de amizade e cooperação existente entre Moçambique e China, tendo na ocasião convidando a direcção do parlamento moçambicano para visitar o seu país.
Entretanto, no capítulo de cooperação uma delegação parlamentar do grupo nacional do Fórum Parlamentar da Comunidade do Desenvolvimento da África Austral participou semana passada,  nas Maurícias,  na reunião do Comité Executivo da Assembleia Plenária desta organização regional. Tratou-se do deputado Zeca Castro Morgado e de Jaime Numaio, assistentes do grupo que estiveram a preparar a próxima assembleia desta organização,  agendada para Junho próximo,  na capital do país, Maputo.  (Cláudio Saúte)
Imagem: amarildocharge.wordpress.com

Sem comentários: