quarta-feira, 4 de abril de 2012

Portugal. Taxa de desemprego estimada em 15%


Pretória (Canalmoz) – A percentagem da população activa de Portugal sem emprego deverá ter atingido uma taxa recorde de 15% em Fevereiro passado, de acordo números divulgados no Luxemburgo pelo Eurostat, o organismo estatístico da União Europeia.
Utilizando dados do Instituto Nacional de Estatística e dos centros de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Portugal, o Eurostat adianta que Fevereiro foi o sétimo mês consecutivo de agravamento do desemprego.
A degradação do mercado laboral agudizou-se muito nos últimos seis meses, depois de um período de relativa acalmia ao longo do qual o desemprego estabilizou, tendo o grande “choque” ocorrido no quarto trimestre de 2011, quando o INE revelou uma subida da taxa de desemprego de 12,6 para 14% do total.
Na Zona Euro, a tendência também é de subida, encontrando-se as raras excepções no centro da Europa, caso da Alemanha, onde o desemprego parece ter estabilizado em valores historicamente baixos (entre 5% e 6%) e onde não há problemas de financiamento.
No conjunto da união monetária, a taxa de desemprego avançou 0,1 pontos percentuais e atingiu 10,8%, encontrando-se os casos mais graves na periferia, como em Espanha, com 23,6% na Grécia, com 21%. (Redacção / macauhub)
Imagem: Desemprego: Portugal com taxa de 15% em fevereiro, 3.ª mais elevada da UE
diariodigital.sapo.pt

Sem comentários: