quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

«Luanda. - Detida cidadã vietnamita em posse de 36 passaportes»


«Obter um novo passaporte era uma boa solução. Para isso bastava, através de um anúncio num jornal, dizer que se perdeu o passaporte, que a Embaixada passava um novo – limpo – automaticamente.»

«Perdeu-se passaporte chinês em nome de WANG Xiaojiang, Quiongjie, Zhon Jihua, Zhou Zheng Guo, Ge Yanliang, Xiaje Ni e Zhao Jianrong.»
In Jornal de Angola, 29 de Dezembro de 2009

«mas o então director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Júlio Pereira, avançou uma outra explicação a este jornal: «Não pode ser descurada a possibilidade de as perdas de passaportes estarem relacionadas com a existência de cidadãos chineses em território nacional vindos de outros países onde residiam ilegalmente e esta ser uma tentativa de apagar as rotas seguidas».

Ou seja, para aqueles que entravam em Portugal sem visto (vindos por estrada, sobretudo a partir da antiga Jugoslávia) ou com vistos de turista (para qualquer país da União Europeia), entretanto caducados, obter um novo passaporte era uma boa solução. Para isso bastava, através de um anúncio num jornal, dizer que se perdeu o passaporte, que a Embaixada passava um novo – limpo – automaticamente.
A Embaixada em Lisboa também explicou (em 2002) que era muito rigorosa quando despachava novos passaportes, exigindo documento de residência legal em Portugal e um visto de trabalho; se este era fácil de obter (num restaurante ou numa loja de conterrâneos), já o primeiro seria impossível. Mesmo assim, e confirmando as suspeitas do director do SEF, o PONTO FINAL apurou então que todos os que «perdiam» passaporte obtinham um novo.»
http://pontofinalmacau.wordpress.com/2009/10/06/embaixada-chinesa-em-lisboa-colaborou-com-praticas-ilicitas/


Detida cidadã vietnamita em posse de 36 passaportes

Luanda - Os Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) detiveram na última segunda-feira, no município de Viana (Luanda), uma cidadã de nacionalidade vietnamita em posse de 36 passaportes de diversas nacionalidades.

ANGOP

Em declarações prestadas hoje, quarta-feira, à Angop, o porta-voz do SME, Simão Milagres, informou que a cidadã, de 40 anos, identificada por Nguan Hai Liy possui apenas como documento de identificação uma licença de condução emitida na República de Cuba.

Dos 36 passaportes, um é propriedade de um cidadão vietnamita e os demais de cidadãos chineses, sendo que 21 não têm qualquer tipo de visto, e 15 têm os vistos vencidos.

Na sua posse, acrescentou a fonte da Angop, foram igualmente encontrados cinco cartas de condução modelo antigo e uma da SADC, de diversos utentes, supostamente emitidas pela Direcção Provincial da Huíla de Viação e Transito.

Nesta senda, o SME apela à colaboração da população na denúncia de cidadãos em situação de ilegalidade ou envolvidas em práticas ilegais.

A cidadã será encaminhada ao tribunal para julgamento.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2010/1/5/Detida-cidada-vietnamita-posse-passaportes,e03869ef-a979-4b03-a7b3-7182ff601503.html

Imagem: WIKIPEDIA

Sem comentários: