sábado, 31 de março de 2012

Há vinte dias que o crime do banco millennium Angola permanece impune. A justiça está podre.


TERROR no banco millennium Angola
Este banco abriu uma agência na rua rei Katyavala, frente à ANGOP, espoliou o terreno, instalou super gerador nas traseiras do prédio e deixa-o ligado mesmo com a energia eléctrica da rede, o barulho é demais, e o fumo tóxico é mortal, 24/24 horas como convém à morte. Onde estão as milícias com as suas barras de ferro e acabarem com a manifestação arruaceira deste banco? A nossa fonte garante-nos que para dormir têm que fechar as janelas, senão acorda-se morto.

Têm todas uma residência fora do território nacional


A maioria das pessoas , ditas abastadas, do meu entorno, ferrenhas do " staus quo "implantado pelo regime, Têm todas uma residência fora do território nacional, assim como as suas economias em bancos estrangeiros. Afinal sabem que isto não pode, nem deve continuar com esta dinâmica, e já puseram , alguns deles , os filhos fora do país.

Nem as igrejas escapam


Universidade Metodista de Angola: Centro de Cópias antes gerido por angolanos, qual foi o meu espanto ontem, 30 de Março, todos foram substituídos por portugueses, desde o que faz cópia até à pessoa que passa o troco!


Projecto Kissonde. Facebook

Governantes Depauperam Acervo da Biblioteca Municipal de Luanda

Titulares de cargos públicos e altos funcionários do Governo Provincial de Luanda (GPL) têm subtraído importantes peças do acervo da Biblioteca Municipal de Luanda (BML), segundo constatou o Maka Angola no local.
Livros e sobretudo colectâneas inteiras de jornais e do Boletim Oficial do antigo governo geral de Angola estão desaparecidos dos escaparates da instituição há já muitos anos. Volumes do Diário da República também estão na mesma situação. Os títulos de periódicos mais em falta são A Província de Angola, O Diário de Luanda, O Comércio e o ABC, principalmente de 1975, ano em que Angola se tornou politicamente independente de Portugal. Embora não tão gritantes como as de 1975, as falhas registam-se também no período entre 1972 e 1974, além do ano de 1961.
O desaparecimento de parte do acervo da BML deve-se ao facto de titulares de cargos públicos e funcionários da própria BML terem requisitado os volumes e nunca mais os terem devolvido. Muitos dos que levaram os tomos sumidos da biblioteca já não sabem onde os mesmos se encontram uma vez que os emprestaram a terceiros, alguns dos quais já faleceram, sendo os volumes muitas vezes jogados no lixo.
Estranhamente, a direcção da BML possui a lista de todas as pessoas detentoras das preciosidades dali subtraídas mas nada pode fazer por temor de represálias, visto tratar-se de governantes, deputados ou pessoas bem colocadas na hierarquia do GPL. Maka Angola tentou apurar a lista dos faltosos mas não foi bem sucedido, sabendo apenas que uma das figuras que está na posse indevida de vários volumes é Lopo do Nascimento, deputado do MPLA.
Um funcionário da BML, que preferiu não ser identificado, deplora a atitude dos dirigentes: “Eles [governantes] têm dinheiro bastante para conseguirem cópias de colecções inteiras dos jornais publicados em Angola até 1975. Não sei porquê privarem milhões de angolanos de informação histórica tão valiosa. Com o seu passamento físico, os seus descendentes, mais preocupados em acumular fortuna, podem simplesmente desfazer-se de volumes valiosíssimos”.
Fundada pelo vereador da antiga Câmara Municipal de Luanda, Alfredo Trony, aos 3 de Dezembro de 1873, a BML é das mais antigas bibliotecas de África.
http://makaangola.org/2012/03/governantes-depauperam-acervo-da-biblioteca-municipal-de-luanda/

Avião da TAAG com destino a Johanesburgo obrigado a fazer aterragem de emergência


Luanda – Uma aeronave da transportadora nacional  angolana, TAAG, que seguia, esta sexta-feira (30) para a Johanesburgo, foi obrigada a regressar a Luanda para uma aterragem de emergência devido a problemas com o sistema de ar condicionado.

Fonte: Club-k.net

A primeira tentativa em seguir ao destino,  o avião estava a 30 minutos da capital do país tendo regressado para reparação técnica, após os passageiros reclamarem por falta de ar.

Após  a verificação em terra, por parte de  uma equipa de técnicos, a aeronave voltou a seguir o destino mas depois de uma hora de vôo teve de regressar pela segunda vez ao aeroporto 4 de Fevereiro pelas   mesma razão (Problema de mau funcionamento do aparelho de ar condicionado).  Os passageiros ficaram em terra tendo prosseguido a viagem este sábado (31) numa outra aeronave posta a disposição pela operadora nacional.