segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Crónica da Colónia Perdida de Luanda. Governo Apagado


Neste capítulo, o do substrato filosófico, o neofascismo não se diferencia do fascismo histórico, a diferença deles (mesmo se ambos falam em governar "a bem da Nação") está no modus operandi, nas formas que assumem. Embora o regime angolano use ainda muita da "tecnologia" do fascismo histórico (o caso Ernesto Bartolomeu, o terrorismo intelectual do tipo editorial contra o OPSA, a partidarização da administração, a pressão contra a imprensa privada, a apetência para a truculência pura, as escutas telefónicas e outras) a tendência é procurar formas mais sofisticadas de autoritarismo, tornando-o menos do aparelho do Estado e mais dos mecanismos da sociedade.
In Nelson Pestana (Bonavena)
www.fpdangola.blogspot.com


Onde há muitos bancos, proliferam banqueiros e muitas desgraças. E não há nenhuma diferença entre capitalismo e comunismo. Ambos são destruidores.

O subprime chegou-nos na electricidade. Bwéréré, bwéréré de apagões. O Governo dos apagões apagou-nos desde sexta-feira, 24 de Outubro, das 21:40 às 03:00 horas. 06:25 às 19:40. 03:12 às 22:00. 13:30 às 14:45, e das 18:00 às 23:00. Então não é mesmo um Governo desligado, do subprime apagado!?

É isso! Governo empossado, Governo apagado. Ya! Só pode ser, são eles, os maninhos da UNITA que estão a derrubar mais os postes da alta tensão, aqueles que não transportam a luz. É isso! A guerra da luz voltou mais travez, às trevas. Então é… Governo sem luz, Governo escuro. E a água só subiu nas eleições. Agora tá defícil, mémo lá no rés-do-chão.

E insistimos, continuamos na certeza que somos o único país do mundo que não é, nunca será devastado pela grande depressão. O Governo português também dizia o mesmo, a Espanha, o Brasil… bwé deles… juravam que a economia deles não tinha dessas coisas. Essas ilegalidades, esses documentos falsos, essa grande pobreza mental e irresponsável. Bom, não sei se sabem… é que a nossa economia é fantasma.

E sempre no secretismo, sempre tudo MUITO SECRETO! É… sempre em memória do PCUS, Partido Comunista da União Soviética. Gloriosos apagões revolucionários. Mas, a revolução prossegue a sua marcha imparável, rumo ao Homem Novo, à Nova Vida. E a revolução triunfará. E os apagões são apenas uma pequenina falha mínima na nossa luta rumo ao socialismo científico.

E informados continuaremos pelos iluminados da Santíssima Trindade: a TPA, Televisão Pública de Angola, JA, Jornal de Angola, RNA, Rádio Nacional de Angola e o arcanjo LAC, Luanda Antena Comercial.

Gil Gonçalves

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro amigo,

Nesta materia estou a ganhar.
Somos ricos.
Aqui não há apagões.
Em materia de Energia há abubdância.
Vendemos energia a RSA, ao Malawi, a Swazilandia, mais cedo ou mais tarde a Angola.
Porém...
Queres que te conte?

E esta?