sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A origem da grande depressão de 2008 (II). Novela




Bad NEWS Luanda. A água invisível continua, é só para o politburo. O banco Millennium roubou o terreno das traseiras do prédio 109, na rua Rei Katyavala. A Teixeira Duarte SA, sempre bem alinhada, executa a obra. Quantos e quantos mais terrenos roubaram? O general diamantífero Led, logístico da Presidência da República de Angola, roubou um largo e uma rua, nas traseiras da Igreja Adventista do Sétimo dia. Fechou-as e constrói, destro, mais dois hotéis-pensões-mussequeiras. Está a destruir as traseiras de três prédios. Que importa isso? Está, estão, numa república de sovietes. Viva o poder popular!
Aqui está um bom exemplo de como nasce o terrorismo. Estes são os tais humanos que se reproduzem para roubarem. Roubam, roubam-se, especulam-se. O que roubar e mais corromper, esse é o chefe, o eleito, o exemplo a seguir. Na realidade não passam de células terroristas ao serviço do neoliberalismo.

- Elder, como vão as coisas em Angola?
- De mal a pior.
- Pelo que sei para ti não. Tens casa em Lisboa, apartamento no Algarve, casas em Angola…
- E também na Namíbia. A propósito, no próximo fim-de-semana vamos para o Algarve. Vamos apreciar aquelas boazonas nuas.
- Com os bens que tens ainda me dizes que Angola vai de mal a pior?
- Vou-te mostrar uma coisa.
Retirou de uma pasta o que parecia ser uma revista. Entrega-ma para eu ler. Era um bissemanário angolano em formato A4. Falava de uma empresa que forneceu equipamentos ao Ministério da Defesa de Angola, por dois milhões de dólares e facturou o dobro do valor *. Elder acrescenta:
- Toda a gente rouba. Porque é que nós não devemos fazer o mesmo? Isto é a África Negra, eles nunca mais aprendem… não conseguem avançar.
Elder começa a aquecer:
- Torna-se difícil entender como os americanos e outros países ocidentais, campeões da democracia e dos direitos humanos no mundo, exploram o petróleo, enriquecem à sua custa, mantém boas relações com os governos produtores, e os seus povos vivem na mais estrema pobreza. Não podemos, de maneira nenhuma, chamar a estes países democratas.
Faz uma pausa e exclama:
- É pá, isto está mesmo bom!
E continua quase a berrar:
- Devido a isso há muito deixei de acreditar na democracia. Temos que inventar algo melhor. Devia proibir-se a actividade das companhias petrolíferas nos países que não exercem a verdadeira democracia, mas isso não é possível, porque os seus lucros diminuiriam abissalmente. No fundo tratam-se de relações entre países avançados, e países atrasados como sempre foi e será.
Pretendo intervir mas ele não deixa:
- Convém portanto não deixar que os países atrasados avancem. Mantê-los continuamente na ignorância, para os explorar eternamente. Depois quando os recursos se extinguirem enviam-se umas sobras alimentares, à maneira de ajuda… dinheiro proveniente das receitas petrolíferas. Quando um verdadeiro democrata surge para defender o seu povo da miséria, é rotulado de comunista, e inimigo do Ocidente. Os seus serviços secretos não tardam em eliminá-lo.

Faço um esforço para dar a minha opinião, mas em vão. Ele não deixa e continua:
- Para desestabilizar a sua economia basta obter um valioso empréstimo, para comprar os dólares em circulação, então o seu valor aumenta. Depois vendem-se, paga-se o empréstimo e ainda se obtém um bom lucro. Outro bom negócio consiste em promover uma guerra. Os contendores precisam de armas, estas são fornecidas facilmente...a crédito. Por mais que tentem sair da miséria não conseguem. Há sempre alguém à espreita para que tal não aconteça.
- Elder, deixa-me falar. Mais um esforço que fiz em vão:
- Olha, deixa-me dizer-te que quando os fundamentalistas islâmicos ou comunistas ganham as eleições, estas não são aceites. Vê como é que as democracias funcionam.

Terminámos de comer porque já estávamos cansados de caracoletas. Elder propõe-me:
- Precisamos de um contabilista como tu para trabalhar em Luanda. Apreciei e gostei muito até agora do teu trabalho. Diz lá as tuas condições. Se for preciso também te arranjamos uma negra.
- Não sei… isso não parece assim tão fácil. Deixar o meu escritório, os meus clientes, família, amigos… isso parece-me uma aventura.
- O dinheiro que vais ganhar é superior ao que ganhas aqui. Não vais chatear-te muito. Tens boas praias, bons mariscos. Terás todas as condições necessárias. E quando precisares de uma mulher é só dizeres. Pensa bem nisso e dá-nos a resposta quando estivermos no Algarve.

Bom, decidi arriscar. Como nunca estive na África, seria para mim uma aventura conhecê-la. Então, no Algarve disse ao Elder:
- Comandante… o navio está pronto!
Ao que ele respondeu:
- Ao ataque!

Gil Gonçalves
* Folha 8, Luanda, 246, 26Set97
Imagem: A mussekada do general diamantífero Led.

Sem comentários: