sábado, 4 de outubro de 2008

Mistérios da Medicina. O mistério de Twinkle Dwivedi


Menina indiana transpira sangue até 20 vezes por dia
Portal Terra

SÃO PAULO - Uma adolescente indiana tem atraído a atenção mundial por um transtorno incomum. Twinkle Dwivedi, 13 anos, perde sangue sem a necessidade de cortes ou feridas. Segundo informa nesta quarta o jornal The Telegraph, ela já precisou fazer transfusões para compensar as perdas constantes de sangue pelos olhos, nariz, couro cabeludo, pescoço e sola dos pés.

Porém, o pior para a menina, que está ficando fraca e pálida, não é acordar coberta de sangue seco, mas viver em uma localidade onde todos acreditam que é amaldiçoada e a insultam nas ruas.

Twinkle teve que deixar a escola e agora estuda em casa. Há apenas um ano ela era uma menina feliz, que brincava com os colegas, até que começou a sangrar entre cinco e 20 vezes por dia.

A mãe da menina, Nandani Diwedi, está muito preocupada. "Estou desesperada para ajudar minha filha", disse ao Telegraph. Ela afirmou que já recorreu a médicos e diferentes líderes religiosos sem êxito. Médicos indianos acreditam em um estranho transtorno das plaquetas sanguíneas, mas não sabem como curá-la.

Recentemente, a família teve a esperança renovada por um médico britânico. Drew Provan, do Barts Hospital de Londres, acredita que a menina possa ter o tipo II da doença de Von Willebrand e que ela deveria ser examinada por um especialista.

Porém, Twinkle é muito pobre e, por enquanto, a família não tem condições de levá-la até especialistas.
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/10/01/e011018834.html
Imagem: Orkut

Sem comentários: