domingo, 12 de outubro de 2008

Generais garimpeiros, escravocratas de Angola


Generais!.. Não percam tempo com os diamantes, leiam a História Universal, para saberem o que vos vai acontecer. Se generais são diamantíferos, então temos um exército de diamantes comandado por um grupo táctico, ALFA 5 pedras preciosas.
Porque só o general Miala foi preso por insubordinação, e o general Led e outros não? Não sabem, não sonham, que no final serão todos julgados e condenados!
Gil Gonçalves

Altas patentes militares e policiais ou mais uma história de diamantes
Segundo a Manchete do Notícias Lusófonas (NL), “generais das Forças Armadas Angolanas (FAA) e altas patentes da Polícia Nacional (PN) que, de algum tempo a esta parte, se dedicam à extracção ilegal de "pedras preciosas" na província do Bié, Centro do País, vão prestar esclarecimentos na Procuradoria Militar em Luanda”.

Mas como é que isso pode ser? Diz o autor do texto, o meu amigo Jorge Eurico, que terminada a guerra, “a impunidade dos generais e de altas patentes policiais angolanos parece ter os dias contados”.

Diz o NL que até o Chefe do Estado-Maior das FAA, general Francisco Pereira Furtado, será notificado e ouvido, em Luanda, pela Procuradoria Militar “por suspeita da prática de exploração ilegal de diamantes no município da Nhareia (Bié) por uma empresa de que é suposto ser proprietário”.

E depois venham-me os arautos do (suposto) estado de direito implementado pelo MPLA durante os últimos 33 anos, dizer que não há corrupção, que tudo em Angola é transparente e legal. Vê-se!

“No referido processo, segundo fonte da Procuradoria Militar, o general Francisco Pereira Furtado terá como companheiros cerca de dez generais das FAA e altas patentes da PN acusados de possuírem dragas naquela parcela do território nacional”, escreve o Jorge Eurico, acrescentando que “os referidos oficiais superiores das FAA e da PN são acusados igualmente de facilitarem a entrada ilegal no País de vários expatriados (congoleses democráticos, sul-africanos, namibianos, zimbabueanos, ruandeses) que se encontram ao seu serviço”.

Não está nada mal. Mas, a não ser que Eduardo dos Santos tenha algum ás na manga, a montanha vai parir um rato. É que se não for assim, a alternativa é arranjar mais uma guerrinha para manter os militares ocupados. Ou, ainda, deixá-los ficar com as suas minas. Minas de diamantes, entenda-se.
Orlando de Castro Alto Hama
Imagem: http://www.daylife.com/photo/06fm1gw7ec5oM

1 comentário:

Orlando Castro disse...

... e é assim, meu Caro, que se vai escrevendo parte da História de Angola. Quase sempre com mentiras e na esperança, que espero vã, de que com tantas repetições acabem por transformar-se em verdades.

Kdd

Alto Hama