sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Ter em Mira Amaral, Angola


É necessário informar que aqui na banda o pessoal já está com o saco cheio. É que vemos tantos e tantos portugueses por aqui. Depois, como entram, como entraram? E com modos, com imposição de vidas, de cultura social, económica, financeira, moral... culturas falidas. E os rumores surgem, alentam o chauvinismo: «Eh!.. outra vez estes gajos?! A nos colonizarem mais outra vez?! Conluiados nos roubos de terrenos?! Falsos doutores, engenheiros e operários que nos vem roubar os nossos postos de trabalho?! Arrogantes, racistas, preconceituosos?! Isto assim não dá, vamos rua-los para a terra deles, etc.». Bem, uma coisa é certíssima: com a actual recessão resta-nos uma coisa certa do 8164: FOME!

Apostar no analfabetismo é garantir sempre o futuro político de qualquer ditadura.
A origem desta grave crise económica mundial, são os políticos e os banqueiros. Cumulativamente mentirosos, o daí ninguém mais confiar neles. Enquanto continuarem no poder, a miséria do pânico das bolsas mundiais continuará. E claro, provocarão guerras. Mas, quando as manifestações começarem para os apearem…

Adormeceram os povos de todo o mundo, narcotizaram-nos. Ninguém reage, deixaram-lhes completamente hipnotizados.
E Portugal aproa-se seguramente abismado para o clube de mais um Estado falhado.
Gil Gonçalves

16.10.2008 - 23h27 - Carlos Santos, Faro
Alguem tem dúvidas de que são os bancos,os seguros e...os assessores ...dos bancos e dos seguros quem governa o País?Afinal para que serviu o 25 de Abril?Foi para isto?Levaram o país á falência...arranjaram banqueiros de aviário ,tesos que nem carapaus,(o dinheiro deles é o das economias dos portugueses,que ainda têm de pagar para estas altas imbecilidades as guardarem)o resto é...engenharia financeira(vigarice).Apregoam milhões de lucros!Onde estão esses milhões?Não existem! São virtuais!Se existissem não necessitavam que o "governo"(deles,eles é que se governam)disponibilizasse o dinheiro dos contribuintes para se fnanciarem.É tempo de reconhecer que o rei vai nú!Que o país está falido e que os responsáveis por essa falência,têm que ser severamente castigados.Fascismo...nunca mais!!!!

16.10.2008 - 23h07 - Luis, Almada
Vocês estão a ver a gravidade do que o PS, PSD e CDS aprovaram hoje? Na questão dos 20 mil milhões "o Governo nega à AR o conhecimento, e particularmente o estabelecimento, das regras que vão enquadrar e regular esse aval que, lembramos, se eleva a cerca de 12% do PIB, podendo pôr em causa a própria estabilidade do Estado. Não sabemos quanto vai a banca pagar de comissão! O que acontece em caso de incumprimento! Que penalizações para os possíveis infractores das regras que vierem a ser estabelecidas.“ Porque é que eles não querem que nem a AR conheça as regras do aval? Porque é que nem sequer a AR conhece o valor da comissão? Porque é que ninguém conhece o que acontecerá com o incumprimento? E porque é que nem sequer se conhecem as infracções? se é que pensam criar infracções... É QUE ISTO É UM CASO MUITO SÉRIO. São 20 mil milhões nossos que estão em jogo!

16.10.2008 - 19h37 - Fidalgo, Setúbal
Toda esta história está muito mal contada. Se os bancos portugueses, como o Governo tem publicitado, estão sólidos e não correm ricos de falência, para que são estas garantias? E as pequenas e médias empresas que estão aflitas, não merecerão tratamento idêntico? Há dinheiro para uns e não há para outros? Então e as regras do mercado e da livre concorrência, já não servem para nada? Este é mais um triste exemplo de (in)coerência e de charlatanice. Só é pena é haver quem ainda se queira deixar enganar...
In
Público última hora



Banca angolana está imune à crise mundial
Mira Amaral “sossega” os seus novos colegas angolanos da pior forma

Para além das suas credenciais académicas, o engenheiro Luís Mira Amaral já foi ministro em Portugal durante os anos dourados do cavaquismo.
É um homem experiente, que fala grosso, que ralha com o Bob Geldof, que agora faz oposição a toda gente, menos ao governo angolano.
Mira está ligado à banca angolana por via do BIC-Portugal.
Ouvi-o nos últimos dias em Luanda, com algum espanto, dizer que a banca angolana está completamente imune ao que se está a passar além fronteiras.

Será que ele já fez as contas com o que pode estar a acontecer às centenas de milhões de dólares angolanos (das reservas do país geridas pelo Banco Central, mas não só) que foram investidos nos mais diferentes fundos e bolsas que andam por aí a colapsar?
Esta referência não seria suficiente para Mira moderar o seu entusiasmo em relação às "imunidades" da banca angolana no seu relacionamento com a actual crise?

Não seria mais aconselhável alertar os dirigentes angolanos para o que realmente se está a passar ou se poderá vir a passar, do que andar por aqui em conferências a dourar a pílula?

É com a melhor das intenções que lhe coloco estas questões. Se me responder ficarei muito grato. Se optar por me ignorar não deixarei de continuar a escutá-lo com a atenção que sempre dispenso aos seus pronunciamentos em Portugal que se destacam pela frontalidade com que aborda as questões.
Que tal transferir um pouco desta frontalidade para a (nossa) banda?

Wilson Dadá no Morro da Maianga

Sem comentários: