quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A origem da grande depressão de 2008 (IV). Novela


O que rouba e mais corrompe, esse é o chefe, o eleito, o exemplo a seguir. Eis como nasce o terrorismo, e de quem o alimenta.

Gostava muito das jovens de catorze anos. Ultimamente quando aparecia, já vinha bêbado. Mesmo assim mandava sempre comprar uma garrafa de uísque. Tornou-se prepotente e agressivo com os vizinhos. Conseguiu outra casa para a outra amante, uma jovem quase com dezoito anos, e passou a viver com ela. Vangloriava-se de manter relações sexuais com várias jovens, e elas sabiam disso, aceitavam, como uma fatalidade do destino. Mas não se preocupavam muito com isso, a não ser o receio da Sida. Desde que ele lhes desse o sustento necessário, elas ficariam tranquilas. Afinal tinham casa, comida, enfim, o mínimo da necessária tranquilidade.

Um dia, um amigo dos copos convida-o para sua casa. Depois de ingerirem uma boa quantidade de uísque, o amigo lembra-se de lhe mostrar algumas fotografias pornográficas, que ele mesmo fotografou, de uma jovem que ele andava a comer. Gabava-se que ela lhe dava um grande gozo sexual. Começou a ver as fotografias. De repente dá-lhe um grande ataque de tosse. Convence-se que está prestes a ter um ataque cardíaco. O seu amigo muito preocupado pergunta-lhe:
- O que é que tens?
- Não, não é nada… já passa.
- Queres que te leve a um médico?
- Não… não acho que seja necessário.

Levanta-se e sem dizer palavra vai embora. As fotografias eram da sua segunda amante. A partir daí deixou de beber. O seu comportamento passou a ser agradável em casa e com os vizinhos. Deixou de andar com mulheres.

Acordo assustado, Elder diz-me:
- Estavas a gritar porquê? Já estamos a chegar. Olha, já se começa a ver a cidade.
Acabei de despertar de um pesadelo, onde via a minha esposa e filhos vestidos de fardas militares. E enquanto dormia apontavam-me armas e preparavam-se para disparar.

CAPÍTULO II
MALCOLM X

07.09.2008 - 12h21 - Robin dos Bosques, Porto
O MPLA é o dono de Angola. Tem nas mãos o petróleo, os diamantes e todos os outros recursos minerais que geram fortunas fabulosas. Toda a máquina do MPLA, a começar pelo seu Presidente e acabar no oficial do exército e polícia mais pequeno, é milionária. Fartaram-se de roubar e ainda continuam. Mas, apesar de tudo, eu, como conhecedor dos problemas africanos, especialmente Moçambique, prefiro que fique o MPLA no poder porque já tem " o baú cheio de nota " e agora pode começar a dar algum ao povinho. Qualquer outro partido que vá para o governo, os primeiros 10 anos é só para encher " o baú dos boys" e só depois é que poderão pensar no povinho.
Público última hora

À saída do aeroporto esperavam-nos dois carros. Elder disse que ia entregar uma encomenda a uma amiga. Antes de entrar num deles com o Director, diz-me:
- O motorista vai entregar-te um telemóvel. Os números dos nossos para nos contactares estão aqui.

Entregou-me uma pequena folha de papel onde confirmei os números dos contactos. O motorista que me conduziria esperava. Abri a porta e preparei-me para entrar. Oiço três disparos de pistola. Olho à minha volta e vejo a cerca de duzentos metros, junto a alguns contentores um grupo de polícias, que tomam posições estratégicas. De repente um jovem saído não sei donde, empurra-me para dentro do carro, entra e fecha a porta. Diz assustado:
- Os police querem matar-me, procuram-me, mas consegui enganá-los.
Não sabia o que dizer, ou fazer. O motorista quebra-me o silêncio:
- Vamos embora, se eles vêm para aqui, vamos ter problemas.
Movimentou o carro e rapidamente dali saímos. Lembrei-me do anúncio que vi em letras gigantes, BEM-VINDO. Estranha maneira de saudação. Acho que deveria estar lá escrito. BEM-VINDO A TIRO, BEM-VINDO À SELVA.

O jovem permanecia quase deitado, para se esconder de possíveis olhares suspeitos. Ele rogou para o motorista:
- Faz favor, deixe-me no fim da descida, antes do hospital.
Pelo estudo que antes fiz da cidade, este hospital, creio que era o Maria Pia, construído no tempo colonial, mas com as estruturas actuais bastante degradadas. O carro parou. O jovem antes de sair agradece:
- Muito obrigado amigo branco… dá-me o número do teu móbaile.
- Móbaile?
Gil Gonçalves
Imagem: http://www.daylife.com/photo/08Oc34l4KS4B2

Sem comentários: