domingo, 26 de outubro de 2008

X-Files. Recentes Pegadas do Yeti no Nepal


X-Files. Recentes Pegadas do Yeti no Nepal
Equipe japonesa diz ter encontrado 'pegadas do yeti' no Nepal
Agência AFP

TOQUIO - Uma equipe de cientistas japoneses anunciou nesta segunda-feira ter descoberto pegadas do legendário Yeti, nome ocidental para uma criatura que supostamente vive na região do Himalaia, entre o Nepal e o Tibete.

- Medem 20 centímetros de comprimento e parecem-se com as dos humanos - disse à AFP Yoshiteru Takahashi, líder do Projeto Yeti Japão.

Takahashi retornou com os sete membros de sua equipe, depois de uma terceira tentativa de rastrear a criatura metade homem metade macaco, cuja lenda povoa por décadas a imaginação de aventureiros ocidentais e montanhistas.

A equipe esteve por 42 dias no cume Dhaulagiri IV, de 7.661 metros de altura, mas não conseguiu filmar a criatura.

- Regressaremos logo que pudermos, até filmarmos o yeti - disse Takahashi.

Yeti é o nome ocidental que derivaria do tibetano yeh-teh. Segundo a lenda, seria descendente de um rei macaco que se casou com uma ogra. É conhecido também como abominável homem-das-neves.

Alguns dizem que é um parente do bigfoot (pé-grande), outra criatura misteriosa, que viveria nos Estados Unidos.

Até hoje, ninguém conseguiu uma prova da existência do yeti, embora muitos rumores tenham sido registrados.

O registro visual mais famoso até hoje ocorreu com o explorador Anthony Wooldridge em 1986. Ele estava acampado nas montanhas localizadas no norte da Índia quando teria visto o yeti a alguns metros do acampamento. Segundo ele, o yeti teria ficado imóvel por 45 minutos.

Depois de examinado o local ficou comprovado, no entanto, que a criatura avistada seria apenas uma pedra coberta de neve. Anthony Wooldridge admitiu que havia se enganado.
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/10/20/e201025667.html

Sem comentários: