quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Angola está entre os 10 países com mais percepção de corrupção do mundo


Lisboa - Angola está no top 10 dos países onde se sente mais corrupção. À excepção de Cabo Verde, todos os PALOP estão na metade inferior da tabela, há mais corrupção. Brasil mantém pontuação mas sobre na classificação.

Fonte: JN CLUB-K.NET

O ranking de percepção da corrupção coloca Angola, um dos principais parceiros comerciais de Portugal, no 10º lugar entre os países em que existe mais corrupção, começando a contagem pelo fim da tabela elaborada pela Transparency International. Em termos globais, Angola é o 168º país onde a corrupção é mais perceptível, num total de 178.


Face ao ano passado, o desempenho angolano mantém-se inalterado em 1,9. As pontuações variam entre o zero (percepção de altos níveis de corrupção) e dez (percepção de baixos níveis de corrupção). O Governo de José Eduardo dos Santos não acompanhou, porém, países como o Haiti ou o Irão, que no ano passado tinham 1,8 e agora progrediram até aos 2,2. No fundo da tabela estão o Afeganistão e Myanmar (1,4) e a Somália (1,1).

Recorde-se que Angola tem sido um dos parceiros primordiais das relações comerciais portuguesas. Várias empresas nacionais têm investido na construção do país. Em Julho, e na sequência de falta de pagamento do Governo de Angola às construtoras portuguesas, Cavaco Silva deslocou-se ao país para pôr fim ao diferendo, mas há cerca de duas semanas este ainda são estava totalmente resolvido.

O Brasil manteve a mesma pontuação do ano passado (3,7), mas subiu na classificação, trepando seis lugares para a 69ª posição. Entre os restantes países onde se fala português, Cabo Verde é o mais bem classificado, com 5,1 pontos, o que vale a 45ª posição. Moçambique já se afunda um pouco mais (2,7 pontos, em 116º lugar, ex-aequo com mais seis países), Timor-Leste alcança 2,5 (127º lugar) e a Guiné-Bissau regista 2,1 pontos, o que equivale à 154ª posição.

Quase 75% dos 178 países avaliados têm um resultado abaixo de cinco, o que indica, para a Transparência e Integridade – Associação Cívica a existência de “um grave problema de corrupção”.

Sem comentários: