terça-feira, 5 de outubro de 2010

Se o Governo não resolver a questão dos desmobilizado. A paz não será duradoura em Moçambique


– afirma o líder do Fórum dos Desmobilizados de Guerra, Hermínio dos Santos

Maputo (Maputo) – Enquanto o Governo não resolver a questão dos desmobilizados de guerra, a paz está ameaçada em Moçambique. Esta afirmação é do líder do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique, Hermínio dos Santos, falando a propósito da passagem dos 18 anos do fim da guerra civil no país.

Hermínio dos Santos diz que “em Moçambique não há condições para haver uma paz efectiva” e ameaça: “um dia os desmobilizados poderão revoltar-se”.
Falando à Reportagem do Canalmoz – Diário Digital e do Canal de Moçambique - Semanário, Hermínio dos Santos disse que “não custa nada os desmobilizados desfazerem a democracia e a paz, caso necessário, como forma de pressionar o Governo da Frelimo a resolver os seus problemas de atribuição de pensão e outros assuntos pendentes”.

Recorrer a manifestações

Sobre como paralisar o país, Hermínio dos Santos diz que “uma das estratégias seria através da organização de manifestações, cuja participação não seria só dos desmobilizados, mas também das antigas milícias e outros cidadãos que estão agastados com o Governo”.

Paz minada

Para além da questão dos desmobilizados, Hermínio dos Santos considera que “a paz está minada pelo facto de haver muita gente descontente no país, devido à desigualdade de direitos e de oportunidades”.
“Um dia essas pessoas poderão revoltar-se. Estão só à espera de um momento certo para poderem reagir. E um desses momentos podem ser as manifestações dos desmobilizados”, explica.

(António Frades) 2010-10-05 06:35:00
Imagem: carzem.blogspot.com

Sem comentários: