terça-feira, 12 de outubro de 2010

Desidério dá USD 2 milhões a ex-esposa pelo divorcio


Lisboa - Desidério da Graça Veríssimo e Costa, autor da máxima “nesta terra há os que mandam e há os que pensam que mandam” desembolsou 2 milhões de dólares a sua antiga esposa com quem ainda conservava o estatuto de casado, em troca do acelerar do pedido do divorcio.

Fonte: Club-k.net

A urgência que tinha em por em marcha o divorcio era para dar lugar ao novo casamento realizado a poucas semanas atrás na sua fazenda GIMUNALI, na funda. (O PR esteve presente). A sua nova esposa é Fatima Xirimbimbi, uma senhora na casa dos quarenta com quem este antigo ministro dos petróleos mantinha uma relação conjugal.

“Desy” como é tratado carinhosamente em meios que lhe são próximos, não é uma figura conotada a actos de esbanjamento que caracteriza algumas personalidades do regime do MPLA. No circulo de algumas senhoras com quem se amigou no passado ficou com a fama de ser “agarrado”. Aparenta estar mais aberto, desde os últimos anos.

Quando completou 70 anos de idade a seis anos atrás realizou a sua festa de aniversario num “semi luxuoso” barco ao estilo hotel a beira mar. A sua fazenda localizada no bairro fundo onde se realizou o casamento acolhe um espaço para criação de gado de origem holandesa, fabrica de Yourgurt com o nome da fazenda, largo artificial (Inaugurado pela Primeira dama Ana Paula dos Santos em 2006), Estação de tratamento de Água, incentivos aduaneiros e etc. A administração do espaço foi confiança a um fazendeiro português identificado por “ Senhor Santos”

De recordar que Desidério Costa foi casado no passado com Ruth Neto, irmã do primeiro presidente de Angola e mãe da sua filha mais velha, Ginga Neto. Quando se desarmonizou com a senhora ainda ao tempo de Agostinho Neto que o terá afastado do seu circulo pessoal em solidariedade a irmã. José Eduardo dos Santos quando ascendeu ao poder estendeu-lhe os braços fazendo dele num dos governantes que serviu o executivo por cerca de 30 anos. Ambos partilham uma amizade solida ao estilo de pai e filho. Desidério funcionou como uma espécie de conselheiro de JES para os assuntos privados. Em Setembro de 2009, o PR tirou um dos finais de semanas para ir desfrutar na sua fazenda tendo inclusive aproveitado o momento para andar de cavalos.

Após a saída do governo, em 2008, passou a trabalhar como consultor para a indústria do petróleo e é membro da mesa de assembléia do banco africano de investimento (BAI). No ano passado tomou posse como administrador de uma empresa petrolífera a operar em Angola.

Sem comentários: