terça-feira, 19 de outubro de 2010

Artista plástico vítima de repressão cultural no Zimbabwe


Pretoria (Canalmoz) - A polícia do Zimbabwe encerrou uma exposição de quadros do artista plástico, Owen Maseko, alusiva aos massacres perpetrados pela 5ª Brigada na região da Matabelelândia na década de 80. A campanha militar orquestrada pelo regime de Mugabe, e que passou a ser conhecida por «Gukurahundi», saldou-se em mais de 20.000 mortes.
Um aviso emitido pelo Ministério do Interior anunciou que a exposição havia sido proibida pelo facto do regime da ZANU-PF considerar que as “efígies, palavras e pinturas expostas retratavam a era «Gukurahundi» de forma tendenciosa”. Para proibir a exibição e confiscar os quadros, o regime recorreu a uma lei da era colonial que exigia que os artistas deviam obter previamente “licenças de entretenimento” renováveis anualmente.
Os quadros de Owen Maseko reflectem a dor e o sofrimento das mães que perderam os seus entes queridos durante a política de terra queimada posta em prática pelo regime da ZANU-PF na zona onde predomina o grupo étnico dos ndebeles e que nas eleições de 1980 haviam votado massivamente na ZAPU de Joshua Nkomo. Outros quadros de Maseko ilustram a burla que caracteriza cada escrutínio eleitoral organizado pelo regime de Mugabe.
A semana passada, uma coligação de organizações dos direitos humanos atribuiu a Owen MAseko um galardão pela sua “bravura em dar uma rosto e uma voz aos massacres de «Gukurahundi» através das artes visuais”.
«Gukurahundi» é uma expressão usada na língua dos shonas para descrever as primeiras chuvas que arrastam o joio da última safra, o joio neste caso eram os suspeitos de serem apoiantes de Joshua Nkomo. A campanha militar «Gukurahundi» contou na fase inicial com o apoio de antigos quadros da Força Aérea Rodesiana, envolvendo posteriormente a 5ª Brigada do Exercito Nacional do Zimbabwe, treinada por instrutores norte-coreanos. A 5ª Brigada chegou a operar em Moçambique ao lado do exército do regime monopartidário durante a guerra civil.

(Redacção) 2010-10-19 07:04:00

Sem comentários: