quarta-feira, 27 de outubro de 2010

TC legaliza Bloco Democrático como novo partido político


Lisboa - O Tribunal Constitucional de Angola legalizou o Bloco Democrático como novo partido político no país, por intermédio de um acórdão assinado a 20 de Outubro. A direcção do partido em referencia foi informada no passado dia 25 do corrente.

Fonte: Club-k.net

O Bloco Democrático, é o herdeiro da Frente para Democracia (FpD), partido extinto na sequencia dos resultados das eleições de 2008. A legalização do BD ainda não foi objecto de informação na media angolana. Há informação apontando para uma reunião “restrita” a ser feita por este partido culminando com uma posição ou comunicado dando conta da decisão do TC.

O líder do BD é Justino Pinto de Andrade, figura de referencia na política angolana. O seu Secretario Geral, é o economista Filomeno Vieira Lopes. Outras figuras emblemáticas são os juristas Luis do Nascimento, e Nelson Pestana “Bonavena” e a psicóloga Palmira Africano. Um dos seus quadros de referencia é o advogado Francisco Viena que representa o partido no centro sul do país (Benguela). Todas estas figuras estiveram envolvidas nas varias etapas da extinta FpD.

No período da abertura democrática no país a FpD teria se revelado num partido ligado a sociedade civil tendo participado nas lutas cívicas no país. No sentido de provocar “desmotivação de aderência” o partido foi alvo de campanha que a rotularam por “partido dos intelectuais”. Na seqüência dos resultados eleitorais que lhe foi atribuído nas eleições de 2008, activistas com um discurso em favor do regime propagaram que a “FpD teve resultados desastrosos por ser um partido de intelectuais”.

Sem comentários: