sábado, 10 de março de 2012

BD exige responsabilização criminal de todos os policiais da repressão de Sábado


Luanda - 1. O BLOCO DEMOCRÁTICO, BD, cumpre o dever de denunciar, com veemência, mais um acto ignóbil, repugnante e de puro arbítrio, praticado por forças (uniformizadas e à paisana) repressivas governamentais, consubstanciado na detenção inconstitucional e ilegal de mais de meia centena de jovens, bem como na sua agressão violenta e gratuita, com o único intuito de fazer abortar, a todo o custo, uma Manifestação Pacífica.
2. A Manifestação, promovida pelo Movimento Revolucionário do Povo Lutador de Angola, comunicada ao Governador Provincial de Luanda no dia 28 de Fevereiro de 2012, que não suscitou qualquer reacção deste último, tinha como objectivo exigir que o Executivo viesse prestar contas dos últimos 4 anos de governação e dissuadir que o seu titular não viesse a ser o cabeça – de-lista pelo seu Partido por manifesta caducidade do seu longevo mandato.

3. O BD exige, por isso, a libertação imediata de todos os detidos, bem como a responsabilização criminal de todos os policiais (em uniforme e à paisana) e demais elementos comprometidos com a repressão, que impediram, sem motivo legal, o livre exercício do direito de reunião e manifestação constitucionalmente consagrado.

4. O BD louva o abnegado, aturado e corajoso trabalho desenvolvido pelos diversos movimentos de jovens revolucionários na luta pela abertura democrática e conclama todos os democratas, republicanos e nacionalistas angolanos, bem como a comunidade internacional a pressionarem o Presidente da República a aceitar reintegrar o seu poder na ordem constitucional vigente, procurando não agravar mais ainda o regime de autocracia que preside.

Luanda, 10 de Março de 2012
O SECRETARIADO NACIONAL DO BLOCO DEMOCRÁTICO

Sem comentários: