sexta-feira, 9 de março de 2012

Namibe: Demolição de casas deixa ao relento 54 famílias



A Voz de América esteve no local e ouviu todas pessoas de todas as idades

Por Armando Chicoca | Namibe

No Namíbe, cinquenta e quatro famílias de ex-trabalhadores de uma das empresas de pescas Socipesca viram suas casas demolidas pela entidade patronal e entregues a sua sorte.
Crianças e velhos estão ao relento,alguns destes idosos dizem que estão ligados aquela empresa que vendeu terreno a terceiros,desde 1975 e, por altura do negócio, não se acautelou a criação de condições de acomodação destas famílias, que viram suas casas demolidas, no principio desta semana, sem qualquer consideração.
A Voz de América esteve no local e ouviu todas pessoas de todas as idades daquela franja da população que agora estão a ser evacuadas para uma localidade denominada Somália,um local sem água, luz, e sem uma escola e posto médico.Portanto, uma vez mais reassentadas no deserto, sem condições humanas,segundo as pessoas visadas.
O Administrador do Município do Namíbe,Armando Valente, disse à Voz de América que os trabalhadores negociaram mal com a entidade patronal, mas que o governo local providenciou terrenos para aquela população e os direitos de superfície foram pagos pela entidade patronal.
O Administrador Armando Valente garantiu por outro lado que vai proceder à averiguação para se apurar se a entidade patronal cumpriu ou não com os acordos negociados com as 54 famílias, acordos que que passam pela atribuição de chapas de zinco e um montante em dinheiro, para cada um dos visados erguer sua residência.
Procuramos ouvir o cidadão João Cabinda, afecto à empresa que vendeu terreno a terceiros, mas sem qualquer sucesso. A Voz de América soube, de fonte segura do governo da província, que um grupo de ex-governantes da Província do Namíbe, ficaram com as instalações desta empresa de pescas na década de 80 sem, contudo, terem feito quaisquer benfeitorias.
VOA e B. S. Painel de Debates

Foto: Armando Chicoca
Desalojados receberam chapas de zinco para construirem novas habitações
O “Bairro da Somália”

http://www.voanews.com/MediaAssets2/player/jw/player.swf
http://rockislife4.com/2012/03/09/namibe-demolicao-de-casas-deixa-ao-relento-54-familias/

Sem comentários: