sexta-feira, 2 de março de 2012

SINSE informado sobre plano de linchamento contra alto dirigente da UNITA


Lisboa – A delegação provincial do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado, no Huambo, na pessoa do seu titular, foi alertada, esta semana, sobre um alegado plano que implicaria o linchamento, do Secretario Provincial da UNITA, nesta província, Liberty Chiaka.

Fonte: Club-k.net
Disputas políticas no Huambo tornam-se alarmantes
O plano, conforme informação chegada ao SINSE seria orquestrado, por um responsável do MPLA na comuna do Mimbe, Justino Kanjila movido do efeito do um clima de disputas políticas que se registram no interior da província. Para o efeito, Justino Kanjila é apresentado como tendo recrutado, na aldeia de Kafuanga, cerca de 50 militantes do seu partido que tinham a seu dispor duas armas do tipo AKM e uma pistola pertencente a um membro identificado por Casimiro Kassoma, que é responsável da Educação na Ombala de Kapoko e residente na aldeia de São Paulo.

A emboscada teria lugar por ocasião da anunciada deslocação de Liberty Chiaka ao interior da província concretamente na comuna do Lunji, Bimbe, Município do Bailundo após ter passado pelo município do Mungo.

Paralelamente, o Secretario comunal da UNITA no Bimbe, Adelino Chilingo, remeteu na manhã, do dia 29 Fev 2012, um documento junto à esquadra da Polícia Nacional naquela comuna denunciando o referido plano. Tomou, em primeira mão, conhecimento do assunto o segundo comandante provincial da policia no Huambo.

As disputas políticas que resultam em agressão entre o MPLA e a UNITA no Huambo, agravou-se nas ultimas semanas depois de 206 antigos membros do partido do poder naquela região terem aderido ao “Galo Negro”, dentre os quais 171 apresentaram os respectivos cartões de membro.

Sem comentários: