domingo, 2 de março de 2014

Secretário da UNITA detido pelo Comandante Municipal de Dala
























O Comandante Municipal da PN " Polícia Nacional" do Dala, Sr Sacaluila , ordenou recentemente a detenção do Representante máximo do Partido no município do Dala, Ernesto Berth Tiófilo e Adriano Kessenje, Secretário da História e Documentação do Partido, sem causas profundas nem imediatas.
Teófilo Berth que também é docente e secretário ao mesmo tempo, foi detido no dia 25 de Fevereiro sem qualquer notificação.
“Assustei, quando de repente chegaram agentes da Polícia, que apenas diziam, vamos ao Comando" disse.
Apesar da falta de argumentos suficientes que justificasse a sua detenção, os Dirigentes da UNITA, foram torturados, algemados e transferido de imediato ao Comando Provincial da Polícia Nacional sob tratamento degradante.
As Entidades máximas da Polícia Nacional da Lunda-Sul e da UNITA que se juntaram para analisar o caso, lamentaram a postura irresponsável do Comandante e também consideraram de infundadas as causas que levaram a detenção dos responsáveis municipais da UNITA.
Virgílio Pedro Samussongo, Secretário Provincial da UNITA, reconheceu a forma pedagógica e humana como os Dirigentes do Comando Provincial da PN, trataram o caso, solicitou por outro lado maior atenção na selecção de quadros competentes e profissionais para a Polícia tendo em conta a seu papel na sociedade.
“Alguns Comandantes agem como FAPLA, nunca tiveram formação e prejudicam os cidadãos" afirmou.
De salientar que, o cidadão Morais Muhapa militante do MPLA, foi o causador do incidente, que cortou hastes das bandeiras da UNTA no comité de Zona Luachimo e no bairro Luele, tendo as levado à casa do Secretário Municipal da UNITA, dizendo" está aqui o vosso lixo".
Segundo declarações do Secretário municipal, o Comandante Municipal da polícia, agiu mediante as orientações do Primeiro Secretário Municipal do MPLA, Sr Chiculo Martins, para retirar todas as bandeiras da UNITA.
Chiculo Martins tem utilizado actualmente o Sr Morais Muhapa, ex-militante da UNITA para tais acções.
"Morais retirou a bandeira do Comité de Zona Luachimo, levando-a ao Secretariado Municipal do Partido e disse" o vosso lixo está aqui".












www.unitaangola.org









Sem comentários: