segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novo presidente da Zâmbia demite chefe de ‘Comissão Anti-Corrupção’


Em seu discurso de posse, Michael Sata afirmou que a “corrupção tem sito um flagelo para este país”,e disse que há uma ligação muito forte entre “a corrupção e a pobreza”.

Pretória (Canalmoz) - O recém-eleito chefe de Estado da Zâmbia, Michael Sata, através de um despacho presidencial do último sábado, dispensou o líder de uma comissão anti-corrupção. Não explicou porque tomou tal decisão.
No comunicado presidencial informou apenas que Godfrey Kayukwa seria substituído por Rosewin Wandi.
O ex-chefe da Comissão Anti-Corrupção da Zâmbia era considerado, de acordo com a emissora britânica BBC, um aliado do ex-presidente, Rupiah Banda, que perdeu as recentes eleições presidenciais, em Setembro, a favor seu opositor e agora chefe de Estado, Michael Sata.
O novo presidente zambiano tinha em sua campanha eleitoral prometera eliminar a corrupção dentro do governo.
Em seu discurso de posse, Michael Sata afirmou que a “corrupção tem sito um flagelo a este país”,e disse que há uma ligação muito forte entre “a corrupção e a pobreza”.
O presidente cessante e a administração da Zâmbia durante a permanência de Rupiah Banda foram duramente criticados durante a corrida eleitoral por não serem, segundo a oposição, duros o suficiente no combate à corrupção naquele país membro da SADC. (Redacção / BBC)

Sem comentários: