quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Partido Popular reage ao discurso de JES


O Secretariado Nacional do Partido Popular reunido no dia 18 de Outubro de 2011 para analisar o discurso do Presidente da Republica proferido na Assembleia Nacional sobre o estado da nação, emite a seguinte
DECLARAÇÃO POLITICA
1- O Presidente da República gorou as expectativas do povo Angolano ao não se pronunciar sobre a denúncia feita pelo Partido Popular relacionada com as suas contas bancárias números 275748 e 275903 e os montantes nelas depositados, conforme seu pedido, feito durante a sua alocução, na qualidade de Presidente do MPLA, no discurso de abertura da reunião do comité Central daquele partido, onde dizia:
“Se essa pessoa fosse honesta e séria, devia indicar imediatamente ao Departamento de Inteligência Financeira do Banco Nacional de Angola (BNA) os nomes dos bancos e os números das contas em que esse dinheiro está depositado, para que o Tesouro Nacional possa transferir esse montante para as suas contas.
Mas isso não é nem será feito porque se usa a mentira, a intriga, a desinformação e a manipulação para dividir as forças patrióticas e afastar o povo do Governo, preparando deste modo as condições para executarem os planos de colocar fantoches no poder, que obedeçam à vontade de potências estrangeiras que querem voltar a pilhar as nossas riquezas e fazer-nos voltar à miséria de que nos estamos a libertar com muito sacrifício.”

2- O Partido Popular levanta suspeita a solicitação de solidariedade institucional feito pelo Presidente da República aos órgãos de soberania nomeadamente: Legislativo, Executivo e Judicial. Particularmente ao pedido formulado ao Procuradoria Geral da República para tal solidariedade institucional.
Pois, para o Partido Popular e o Povo Angolano esperam que esta solidariedade não signifique uma maquinação para escamotear a gravidade dos factos referidos na denúncia feita, impedindo assim o seguimento da queixa apresentada a PGR e do pedido de destituição a ser apresentado, na Assembleia Nacional; nos termos conjugados da alínea b) do nº1 do artigo 129º e do artigo 73º da Constituição de Angola.
3- O Partido Popular também não é contra os ricos, mas desde que o dinheiro seja fruto do trabalho honesto e não retirados do erário público como é o caso do dinheiro que saiu da conta da SONANGOL para enriquecer José Eduardo do Santos e de pessoas próximas a si.
4- O Partido Popular exige do Presidente da República um pedido de desculpas ao povo Angolano pelos actos de corrupção por si praticados, a sua renúncia do cargo e a devolução do dinheiro retirado do povo para com ele contribuir no combate a pobreza.
5- O Partido Popular reserva-se no direito de publicar os nomes de todas as pessoas e empresas que se beneficiaram dos dinheiros do Estado, caso a Procuradoria Geral da República não dê seguimento a queixa a ela apresentada.
6- O Partido Popular está a acompanhar com serenidade as movimentações e as ameaças que estão sendo feitas contra o seu presidente Dr. DAVID MENDES e aos seus dirigentes, responsabilizando única e exclusivamente o presidente do MPLA José Eduardo dos Santos de tudo que vier a acontecer.
FEITO EM LUANDA, AOS 18 DE OUTUBRO DE 2011

PELO SECRETARIADO NACIONAL
FRANCISCO NETO
(SECRETÁRIO PARA INFORMAÇÃO)

PARTIDO POPULAR: CORAGEM, CONFIANÇA E FÉ EM DEUS
ISAÍAS 41:10a13
Angola24horas.com

Sem comentários: