sexta-feira, 21 de outubro de 2011

(Mais uma manobra de diversão.) BP do MPLA propõe João Lourenço como sucessor de JES


Lisboa - A corrente do Bureau Político do MPLA que foi habilitada a recomendar proposta para o futuro sucessor de JES, esta em vias de sugerir uma lista contendo três nomes de eventuais merecedores ao cargo. A lista é encabeçada por João Lourenço, ex- SG do MPLA, secundada por Bornito de Sousa, e Roberto de Almeida, este último com a condição de seguir apenas um mandato tendo em conta a idade.

Fonte: Club-k.net
Deverá ser o Vice-PR nas eleições de 2012
A apresentação da lista surge na seqüência de discussões internas ao mais alto nível a cerca do assunto da sucessão que deverá ocorrer no meio do mandato de JES após as eleições de 2012. A urgência a que o tema se remete, obedece a critérios a serem encaminhados para Dezembro, altura em que o líder do partido José Eduardo dos Santos tenciona ter como definido a escolha do eventual sucessor para que o seu nome seja inicialmente incluído em segundo lugar na lista dos candidatos a deputados para as próximas eleições. Ou se já deverá ser apresentado como concorrente ao posto de Vice-Presidência da Republica.

José Eduardo dos Santos, o actual líder tenciona concorrer as eleições de 2012 e ganhar com folgada maioria. Almeja assumir a presidência rotativa da União Africana e após este desafio que culminará com o tempo de metade do seu mandato, deverá retirar-se da chefia do Estado angolano dando lugar ao seu eventual sucessor.

Com a subida do seu sucessor, JES deverá manter-se na presidência do partido, posição que na pratica, o habilitará, a ter controle dos deputados e de todas propostas governamentais, inclusive a de escolher futuros candidatos a Presidência da Republica.

A questão da sucessão presidencial foi levantada abertamente por JES em pelo menos três ocasiões com uma corrente do Bureau Político ao qual submete-os ao sigilo. Nas duas primeiras vezes procurou ouvir dos seus camaradas mas foi na terceira que “testou”, o nome de Manuel Domingos Vicente, PCA da Sonangol que viria ser rejeitado, em círculos informais.

Manuel Vicente deveria ser apresentado como Vice-Presidente das listas de deputados a serem apresentadas em Dezembro proximo. O plano precipitaria paralelamente mudanças na petrolífera angolana, onde deveria ser substituído por um administrador, Baptista Muhongo Sumbe, e o lugar deste no CA seria por sua vez preenchido por uma vogal da Comissão Executiva da Sonangol Holdings, Josina Magalhães. A “rejeição” do nome de Manuel Vicente para sucessão presidencial pode alterar o cenário de mudanças na petrolífera, remetendo a possibilidade de ele vir a ser reafirmado para mais um mandato na empresa.

João Lourenço e Bornito de Sousa, os eventuais putativos propostos pelo núcleo do Bureau Político do MPLA, tem predicados em seu favor, um dos quais a valencia de terem sido militares, o que muito conta para ter aceitação dos sectores castrenses. Lourenço é militar na reserva e é de todos os ex- SG, o que mais controle teve da maquina partidária. Bornito de Sousa foi também militar em Belize e São Vicente, anos após a chegada do MPLA, dos maquis.


Não há garantias de que JES venha submeter-se as sugestões a serem lhe avançadas pelo Bureau Político do MPLA. Porem, uma eventual não re-confirmação de Manuel Vicente para um novo mandato na Sonangol, poderá ser visto como um indicador de que o líder do partido venha a “impor lhe” como segunda figura das listas de deputados o que representará, posteriormente a eventual sucessão.

Em algumas ocasiões que lhe foi colocado a questão da sucessão presidencial, JES fez transparecer que não confiava a ninguém. Nos últimos tempos, terá sido mais abrandado e já manifesta que fazia gosto de vir a ser substituído por uma personalidade que tenha percurso militar. Para além de João Lourenço e Bornito de Sousa, tal requisito é desencontrado dentro dos quadros “novos” do Bureau Político. Pedro Sebastião, o actual governador do Zaire, a quem algumas correntes partidárias tem apresentado como tendo perfil adequado apenas esta no Comitê Central. Goza da estima do PR, de quem é amigo. Não há conhecimento de que JES tenha pensado nela para tal desafio.

A figura a quem JES terá pensado a dada altura como seu sucessor é Domingos Pitra Neto. Cresceu dentro do partido e goza da aceitação de círculos do generalato e Polícia Nacional. Pitra Neto para além de ter “pensamento próprio” julgava a dada altura que em caso de ser ele o substituto teria de ser num ambiente em que o PR teria de deixar primeiro a “casa arrumada”. É, por outro lado ainda visto como figura a quem o partido poderá contar para depois de 2017.

A retirada de JES da Presidência da República, foi precipitada por pretextos de saúde e manifestação de cansaço. Em 2003, foi-lhe diagnostico problemas da próstata, considerado nos dias de hoje como “estando sob controle”. Tem sido assistido por um especialista frances que lhe foi apresentado pelo seu genro Sindika Dukolo. Apesar do seu quadro clínico ser considerado positivo, o PR tem sido apelado para repouso.

JES, de acordo, com o que é notado pelos que o rodeiam, faz sentir que já pode sair de forma honrada por ter deixado marcas que serão sempre associadas ao seu consulado. Tem obras de referencia como a cidade do Kilamba, centralidade do Dundo, Porto do Dande e o novo aeroporto Internacional de Luanda. Na primeira de semana de Junho, o PR visitou o novo aeroporto tendo renunciado que a acção fosse noticiada na imprensa. O novo aeroporto esta praticamente terminado estando apenas na fase de acabamento das futuras lojas que ira acolher. É considerado um luxo que ira rivalizar com o aeroporto de Johanesburgo. JES tenciona fazer surpresa popular.

Sem comentários: