terça-feira, 18 de outubro de 2011

(Mwangolés!!! )China fornece material de guerra ao Governo moçambicano



Parte desse armamento foi descarregado a semana passada em Maputo

Fonte da Polícia confidenciou ao Canalmoz que parte do material bélico foi descarregado a semana passada no Comando da FIR, em Maputo. Disse ainda que a PRM está a equipar-se para reprimir uma eventual revolta popular e que o comandante-geral da PRM, general Jorge Khalau, num desabafo disse há dias que “a população moçambicana já não merece confiança porque já acordou”.
Maputo (Canalmoz) - Uma fonte da Polícia da República de Moçambique (PRM) afecta ao Comando Geral admitiu ontem, segunda-feira, em declarações exclusivas ao Canalmoz, que o armamento descarregado na passada quinta-feira no Comando da Força de Intervenção Rápida (FIR), em Maputo – que o Canalmoz fotografou – é proveniente da República Popular da China.
Quantidades não especificadas de equipamento militar entraram no país por via marítima, segundo a fonte, embalado em contentores.
O armamento foi descarregado no Comando da Força de Intervenção Rápida (FIR) na cidade de Maputo.
A fonte do Comando Geral da PRM, que nos pediu anonimato, disse que o material descarregado é proveniente da China, no âmbito da cooperação existente entre aquele país asiático e o Governo de Armando Guebuza.
A mesma fonte aludiu que a entrada do referido material bélico não é nenhuma novidade dado existir um acordo de cooperação com esse propósito.
Pelo menos 10 contentores foram descarregados a semana passada em 5 camiões, numa operação que foi acompanhada pelo comandante-geral da PRM, Jorge Khalau
O comandante-geral da PRM, general Jorge Khalau, citado pela fonte, disse em ambiente policial que “a população moçambicana já não merece confiança, porque já acordou”.
Ainda de acordo com a mesma fonte, a Noringo – uma organização do governo chinês – tem estado por detrás do fornecimento de armamento ao Governo moçambicano.
Segundo o nosso interlocutor, pelo menos 7 técnicos chineses estiveram no país a formar técnicos moçambicanos da Polícia da República de Moçambique no capítulo de manuseamento e uso do armamento e outro material bélico que está a ser fornecido.
O NP2 é um projecto modelo ao abrigo do qual a República Popular da China está a armar o governo moçambicano e ao abrigo do qual os técnicos formados operam.
A fonte não adiantou mais pormenores sobre o assunto, tendo apenas acrescentado que mais armamento é esperado no país proveniente da China. (Bernardo Álvaro)

Sem comentários: