quarta-feira, 14 de março de 2012

Polícia mata 4 homens e enterra-os ao lado de um cajueiro


Caxito - O intendente Pedro Capamba, da Polícia Nacional, colocado na Direcção de Viação e Trânsito em Caxito, Bengo, é o principal suspeito da morte de quatro homens por envenenamento. O PAÍS soube nesta Quinta Feira que a Direcção Provincial de Investigação Criminal procedeu, no período da manhã, à exumação de quatro corpos que estavam enterrados ao lado de um cajueiro num terreno pertencente ao oficial da polícia. Uma primeira notícia dizia que o oficial teria sido já detido, mas perto do fecho desta edição uma outra fonte garantia que Capamba estava em fuga.

Fonte: OPais Club-k.net
Os homens, todos eles camponeses, habitavam e trabalhavam na quinta do oficial e a relação entre eles, segundo fontes ouvidas por este jornal, conhecia há algum tempo alguns problemas, com o patrão a acusá-los de roubo e com os trabalhadores a reivindicar por pagamentos.

O crime terá sido cometido com recurso a um veneno. Os relatos dizem que Pedro Capamba ofereceu aos seus trabalhadores uma bebida em que acrescentara uma substância que lhes causou a morte. Não foi possível apurar se os quatro homens foram os únicos a ingerir a bebida ou se houve quem sobrevivesse.

Depois de caídos, Pedro Capamba tratou de os enterrar. O oficial, na sua quinta, julgava estar a salvo de qualquer olhar indiscreto, mas enganara-se, um vizinho viu-o a enterrar os corpos e denunciou-o à polícia.

O comandante da Polícia no Bengo, Comissário António Paiva Pereira, contactado por O PAÍS, foi parco nos seus comentários, limitando-se a dizer que o caso está sob “processo de investigação”. Uma outra fonte na província adiantou no entanto que os corpos dos quatro homens estão sob custódia da Investigação Criminal até que a autópsia determine as reais causas das mortes.
FOGO POSTO FALHOU

Ao que soube O PAIS, Pedro Capamba encontrou no envenenamento a forma mais eficaz para se ver livre dos seus trabalhadores.

Uma fonte que mora nas imediações da quinta garantiu que sobre o intendente da polícia recaiam já suspeitas de uma tentativa anterior de matar os quatro camponeses. Segundo a fonte que solicitou o anonimato, há alguns meses a cabana onde os homens dormiam, na mesma quinta foi consumida por um fogo considerado “estranho”.

Embora suspeitassem tratar-se de fogo posto, e embora algumas testemunhas jurassem ter visto o oficial nas imediações, os camponeses e vizinhos julgaram não ter elementos suficientemente fortes para concluir que era o patrão quem os teria querido carbonizados.

FICHA LIMPA

Apesar de aconselhar a aguardar por mais informações no final do inquérito a apresentar por uma Comissão Criada pelo comandante Geral da Polícia Nacional, Comissário Chefe Ambrósio de Lemos, para acompanhar este caso, uma fonte da investigação criminal adiantou não ter conhecimento de anteriores comportamentos criminais do intendente Capamba. “Não estou em posse de todos os elementos, mas a informação que domino não me permite dizer que ele tem antecedentes”.

Sem comentários: